Fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem: atitudes dos profissionais da saúde e educação / Risk factors for language development: attitudes of health and education professionals / Factores de riesgo para el desarrollo del lenguaje...

Autores

  • Ana Carulina Spinardi Panes Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (FOB-USP), Bauru, SP, Brasil
  • Camila de Castro Corrêa Faculdade de Medicina de Botucatu, FMB-UNESP, Botucatu, SP, Brasil
  • Silke Anna Theresa Weber Faculdade de Medicina de Botucatu, FMB-UNESP, Botucatu, SP, Brasil
  • Luciana Paula Maximino Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (FOB-USP), Bauru, SP, Brasil

Palavras-chave:

Fatores de Risco, Linguagem Infantil, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem

Resumo

Objetivo: verificar as atitudes de profissionais das áreas da saúde e educação frente a crianças com risco para desenvolver alterações de linguagem ou que já apresentam indícios dessas alterações. Método: este estudo foi observacional transversal, ocorrendo em 2015, vinculado ao Departamento de Fonoaudiologia de uma Universidade pública. Foi elaborado um questionário para verificar o conhecimento sobre fatores de risco para alterações de linguagem, bem como as práticas adotadas diante de indícios de alterações de Linguagem. As respostas dos questionários foram tabuladas no Microsoft® Excel®, sendo analisadas de modo descritivo. Resultados: 187 profissionais participaram do estudo, profissionais de saúde e professores do ensino infantil e fundamental. Ao receberem queixas dos pais em relação a linguagem do filho(a), 55,7% dos profissionais encaminham a criança para um fonoaudiólogo. Quanto aos fatores de risco, a pouca estimulação de fala foi o mais citado, identificado por meio de perguntas aos pais (75,4%). Conclusão: os profissionais quando identificam fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem, realizaram por meio de perguntas aos pais, encaminhando a fonoaudiologia, mas ocorre que nem todas as localidades possuem especialistas na área, o que pode trazer impacto negativos para o acolhimento dessa clientela.

Biografia do Autor

Ana Carulina Spinardi Panes, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (FOB-USP), Bauru, SP, Brasil

Departamento de Fonoaudiologia 

Camila de Castro Corrêa, Faculdade de Medicina de Botucatu, FMB-UNESP, Botucatu, SP, Brasil

Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Silke Anna Theresa Weber, Faculdade de Medicina de Botucatu, FMB-UNESP, Botucatu, SP, Brasil

Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Luciana Paula Maximino, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (FOB-USP), Bauru, SP, Brasil

Departamento de Fonoaudiologia

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

Panes, A. C. S., Corrêa, C. de C., Weber, S. A. T., & Maximino, L. P. (2018). Fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem: atitudes dos profissionais da saúde e educação / Risk factors for language development: attitudes of health and education professionals / Factores de riesgo para el desarrollo del lenguaje. Journal Health NPEPS, 3(1), 185–197. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2738

Edição

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Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale