A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ERA DA INDETERMINAÇÃO
AVANÇOS E CONQUISTAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DO REGIME MILITAR ATÉ A ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i4.10615Keywords:
Educação Especial; Educação de Surdos; Ditadura MilitarAbstract
A década de 60 representou, para o país, um momento de adversidade dentro das áreas econômica, política e educacional. O regime militar instaurado no Brasil em 1964, colocou em evidência a fragilidade da educação especial, que servia apenas para atender ao mercado de trabalho. Neste contexto, o presente trabalho traz algumas reflexões sobre os avanços e conquistas na construção das políticas públicas voltadas para a educação especial, sobretudo na educação de surdos, após o período de regime militar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, resgatando alguns documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC), bem como dialogando com autores como Oliveira (2007), Frigotto (1993), Saviani (2013). Como resultado, constatou-se que a época da ditadura foi um momento de indeterminação para as pessoas com deficiência, com o descontrole governamental frente à privatização do ensino. Nos anos 2000, houve grandes avanços para a inclusão de crianças deficientes e surdos em escolas regulares, a partir da criação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e significou o fim de uma era de segregação entre surdos e ouvintes, e que agora passam a conviver e aprender coletivamente, em ambiente educacional acessível e adaptado às suas especificidades.
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