JARDIM DE SUCATAS:

POR UMA POLÍTICA DA OBSOLESCÊNCIA E INUTILIDADE PARA A GERMINAÇÃO DA ESPERANÇA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i2.10667

Keywords:

Sustentabilidade

Abstract

Inspired by Manoel de Barros, a poet from Cuiabá, who portrays in his works the care and admiration for nature, we outlined the question that guides this project, "What to do with objects that become unusable or obsolete in our home?" In this sense, our seek to analyze sustainability and Environmental Education, bringing to the classroom discussions about planned obsolescence, having as structure the methodology of project-based learning (ABP) with STEAM approach. A transdisciplinary project, which has as scenario Poconé- MT, gateway to the Pantanal, recognized by UNESCO as a world natural heritage and biosphere reserve, contrasts with the transgression of the land. Thus, in the search for environmental preservation and conservation in the Pantanal as our general objective, focused on planned obsolescence, we fostered the students' protagonism to seek solutions to the accumulation of junk, obsolete or unused objects that could be found in their homes and/or in the surroundings. We obtained as a result of this project 04 prototypes built by the students, using scraps taken from the Pantanal, which constituted, in the teaching unit, a Scrap Garden that seeks to germinate life. KEYWORDS - Eco sustainability; Technology; Science. Poetry.

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Author Biographies

  • Emili Iolanda da Silva Santos, ProfEPT/IFMT

    Estudante do Ensino Médio, Escola Estadual Professora Eucaris Nunes da Cunha e Moraes, Telefone: (65)9617-2562, E-mail: emiliiolanda9@gmail.com

     

  • Alessandra Almeida de Aquino Nunes , ProfEPT/IFMT

    Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2006), Pós- Graduada em "Educação Especial" (2015) Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. - IFMT - 2021/01

  • Ricardo de Assis, ProfEPT/IFMT

    Possui graduação em História pela Universidade de Cuiabá UNIC (2002); Especialização pela Universidade de Cuiabá(UNIC) 2004- com ênfase em História de Mato Grosso; Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso- (SEDUC-MT). Atual há 20 anos na Escola Estadual Profª. Eucaris Nunes da Cunha e Moraes", municipio de Poconé, lecionando a disciplina de História. Desenvolve o projeto intercultural intitulado " O Negro na Sociedade e na Educação". Diretor de escola de 2010 a 2013 e de 2016 a até a presente; atualmente é Mestrando pelo IFMT/ Cuiabá, dentro do Programa PROFEPT. 

  • Jose Vinícius da Costa Filho, ProfEPT/IFMT

    Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Direito, Ciência Política e Gestão Pública.

  • Geison Jader Mello, ProfEPT/IFMT

    Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

References

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Published

2023-02-28

How to Cite

JARDIM DE SUCATAS: : POR UMA POLÍTICA DA OBSOLESCÊNCIA E INUTILIDADE PARA A GERMINAÇÃO DA ESPERANÇA. (2023). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 4(4), 87-101. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i2.10667