COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTÁ INFLUENCIANDO NO SETOR BANCÁRIO DE JUARA-MT

Autores

  • Alexandre Nascimento UNEMAT
  • Talitha Cristini Costa dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Alessandra Maria Filippin dos Passos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Sandra Mara dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ana Rigel Santos Souza Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rbegdr.v5i2.14087

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Instituições financeiras, Automação, Atendimento ao cliente

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a utilização de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) em instituições financeiras do município de Juara-MT, bem como seus impactos nos processos internos e no atendimento ao cliente. A metodologia adotada foi a aplicação de um questionário com 10 perguntas, sendo três de múltipla escolha e sete dissertativas, respondido por sete gestores ou funcionários dessas instituições.

Os dados revelam que 57,1% das instituições utilizam todas as alternativas de IA propostas, como chatbots, análise preditiva de crédito, reconhecimento facial e detecção automatizada de fraudes. Quanto ao impacto nos processos internos, a maioria (42,9%) atribuiu nota 4, indicando um impacto significativo, mas não total. As atividades mais automatizadas incluem filtros em aplicativos de mensagens, análise de crédito e atendimento digital.

A maioria dos entrevistados afirmou que não houve redução de pessoal, embora uma instituição tenha relatado diminuição no quadro. Observou-se resistência por parte dos clientes frente às novas tecnologias, embora cinco dos sete entrevistados reconheçam que a IA proporciona uma experiência mais satisfatória.

Destacou-se, ainda, a necessidade de humanização no atendimento e melhorias na acessibilidade e infraestrutura. A eficiência operacional foi apontada como um benefício relevante, com aumento na capacidade e qualidade do atendimento. Por fim, todos os entrevistados sinalizaram expectativas positivas em relação ao futuro da IA, que tende a se tornar mais autônoma e predominante nas instituições financeiras de Juara-MT.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Nascimento, UNEMAT

    Docente do Curso de Administração da Univiersidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Juara. Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial - UNIDERP/MS. Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - UNIDERP/MS. 

  • Talitha Cristini Costa dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Juara, Curso de Administração

  • Alessandra Maria Filippin dos Passos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Docente do curso de Administração da Universidade do Estado de Mato grosso- Campus de Juara. Mestra em Ciências Ambientais da UNEMAT.

  • Sandra Mara dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Docente do Curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso- Campus de Juara. Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

  • Ana Rigel Santos Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Docente do Curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Juara. Doutorado em Ciências Contábeis e Administração - FUCAPE

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Publicado

2025-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTÁ INFLUENCIANDO NO SETOR BANCÁRIO DE JUARA-MT. (2025). Revista Brasileira De Estudos De Gestão E Desenvolvimento Regional, 5(2), 113-132. https://doi.org/10.30681/rbegdr.v5i2.14087