ESTADO, ORÇAMENTO PÚBLICO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA MATRIZ TEÓRICA DE AMARTYA SEN

Authors

  • Vinícius Oliveira Braz Deprá Unisc
  • Cidonea Machado Deponti Unisc

DOI:

https://doi.org/10.30681/rbegdr.v3i1.13042

Keywords:

Estado. , Orçamento Público., Desenvolvimento., Amartya Sen.

Abstract

A perspectiva do desenvolvimento é ampliada pelo exercício das liberdades conforme influenciado pelo orçamento e diante das escolhas orçamentárias, fortalecido pelos fatores econômicos que resultam em um aumento da liberdade humana. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo trazer uma reflexão teórica a respeito do Estado moderno, em sua perspectiva de alcançar as finalidades públicas por meio do orçamento. Ainda, busca-se compreender este tema pela lente da abordagem das capacitações de Amartya Sen e sua ideia de desenvolvimento humano. Quanto à metodologia, adota-se o método de abordagem dedutivo. O método de procedimento utilizado será o monográfico, por meio de técnicas de pesquisa bibliográfica. E, sob esse prisma, identificaram-se trabalhos a respeito do tema, mostrando que na verdade há pouca produção teórica sobre essa perspectiva. Ao final, observou-se que é a partir do Estado que se desenvolve o orçamento público, de modo que sua relação com o desenvolvimento humano é crucial para identificar as perspectivas teóricas que atualmente vêm sendo desenvolvidas no âmbito da academia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Vinícius Oliveira Braz Deprá, Unisc

    Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC). Mestre em Direito (UNISC). Graduado pela Escola Superior de Guerra (Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados - CDICA). Pós-Graduado em Direitos Humanos (Verbo Jurídico), em Direito Tributário (Anhanguera), e em Direito Público - com ênfase em Direito Constitucional (Verbo Jurídico). MBA em Finanças e Política Fiscal (Uniasselvi). Bacharel em Direito (UNIFRA) e Bacharel em Ciências Militares - Área de Defesa Social (Brigada Militar). Tenente-Coronel do Quadro de Oficiais de Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar do RS. Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública, entidade na qual também atua como parecerista e avaliador da Revista - RIBSP. Atualmente, é Subsecretário de Patrimônio do Estado do RS.

  • Cidonea Machado Deponti, Unisc

    Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (1999), Mestrado em Integração Latino-Americana, 2001, pelo Programa de Pós-Graduação em Integração Latino-Americana da UFSM; Especialização em Desenvolvimento Rural e Agroecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, convênio EMATER/RS-ASCAR (2001); Doutorado em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, 2010; Intercâmbio acadêmico, 2000, junto ao Campus de Lugo, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Tem experiência na área de Economia do Desenvolvimento, Sociologia do desenvolvimento, Desenvolvimento rural, regional e territorial, com ênfase nos seguintes temas: extensão rural, planejamento, indicadores de sustentabilidade, integração econômica, agricultura familiar, diversificação produtiva, arranjos produtivos locais, agroindústrias. Bolsista de Pós-Doutorado Júnior- PDJ (CNPq/UFRGS) no período de abril de 2011 a março de 2012. Atualmente é Docente, Pesquisadora e Coordenadora Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul-RS. Editora da Revista REDES. Diretora Sul da RETE. Bolsista Produtividade Científica CNPq.

References

ARAÚJO, Valmir Barbosa de. Gastos públicos e desenvolvimento socioeconômico: o caso dos municípios do Piauí. Dissertação (Mestrado). Curso de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

BARBOSA, Bárbara Barros. Educação para o desenvolvimento humano e a construção do senso de justiça. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Porto Alegre, 2013.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

______. Direito e Estado em Immanuel Kant. Brasília: UnB, 1984.

______. Liberalismo e democracia. 6. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

BOMFIM, Marianna Percinio Moreira. A capability approach de Amartya Sen e o indicador de desenvolvimento humano (IDH). Dissertação. (Mestrado). Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

CARDOSO, Richard da Silva Alves. Índice de desenvolvimento dos Estados brasileiros: teoria do desenvolvimento humano, proposição metodológica e cálculo. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento, Área de História e Dinâmica do Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

CORREA JÚNIOR, Carlos Barbosa. As liberdades instrumentais de Amartya Sen e os novos indicadores de desenvolvimento. 2012. 314 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: < https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1024 >. Acesso em: 10 Jun. 2024.

DEPONTI, C.M. Intervenção para o desenvolvimento rural: o caso da extensão rural pública do Rio Grande do Sul. Tese de Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. 2010. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/35398 >. Acesso em: 05 jul. 2024.

FREITAS, Tanise. A diversificação dos meios de vida como expansão das capacitações: por uma Sociologia das condições de vida na fumicultura no Rio Grande do Sul. (Tese de doutorado). 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10183/140174 >. Acesso: 01 Jun. 2024.

GOMIDE, Alexandre de Ávila; PIRES, Roberto Rocha C. (Eds). Capacidades estatais e democracia: arranjos institucionais de políticas públicas. Brasília: Ipea, 2014. 385

LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LONG, Norman. Sociologia del desarrollo: una perspectiva centrada en el actor. México: CIESAS, 2007.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2010

MENDES, Wesley de Almeida. Papel da gestão pública municipal no desenvolvimento humano. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2017.

NOVA, Milton Jaques da. O impacto dos gastos públicos no índice de desenvolvimento humano: o caso dos municípios do Ceará. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

PIMENTEL, Joyce Tognola. Uma estrutura metodológica para avaliação de intervenções sociais baseada na ideia de justiça de Amartya Sen. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

PINHEIRO, Maurício Mota Saboya. As liberdades humanas como bases do desenvolvimento: uma análise conceitual da abordagem das capacidades humanas de Amartya Sen. Brasília: Ipea, 1990.

ROSSINI, Neusa. Investimentos públicos em políticas sociais e indicadores de desenvolvimento: analisando a trajetória de municípios do noroeste do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, 2017.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição de 1988. 7. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

SARTORI, André Giovanini de Oliveira. Análise das metodologias do sistema das Nações Unidas de indicadores de desenvolvimento humano sustentável. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

SEN, Amartya Kumar. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

_____. Bienestar, justicia y mercado. Barcelona: Paidós Iberica, 1998.

______. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

______. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2017.

______. Development as capability expansion. Journal of Development Planning, New York, 1989. Disponível em: < https://pdfs.semanticscholar.org/84c6/462206c4007fe65e24373e1c7133ff6bbd7d.pdf >. Acesso em: 07 abr. 2024.

______. Economía de bienestar y dos aproximaciones a los derechos. Bogotá: Universidad Externado de Colombia, 2002.

______. Sobre Ética e Economia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SEN, Amartya; DRÈZE, Jean. Glória Incerta: a Índia e suas contradições. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de. Ciência política e teoria geral do estado. 4ª edição, Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

SOUSA, Rossana Guerra de. Gastos públicos e desenvolvimento humano nos Estados do Brasil. Tese (Doutorado). Curso de Doutorado do Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Gradução em Ciências Contábeis, UnB-UFPB-UFRN, João Pessoa, 2014.

VARGAS, Cristina Ribas. Democracia Participativa e Desenvolvimento Humano nos Municípios Brasileiros: Uma análise a partir de Amartya Sen. Dissertação [Dissertação em Administração]. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: PUCRS, 2007. Disponível em: < https://.repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2596/1/000390628-Texto%2bCompleto-0.pdf >. Acesso em 30 de jun. de 2024.

Published

2024-12-10

How to Cite

ESTADO, ORÇAMENTO PÚBLICO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA MATRIZ TEÓRICA DE AMARTYA SEN. (2024). Revista Brasileira De Estudos De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(1), 95-107. https://doi.org/10.30681/rbegdr.v3i1.13042

Similar Articles

1-10 of 22

You may also start an advanced similarity search for this article.