Relationship marketing and customer satisfaction: case study in a graphics company in Juara-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/rbegdr.v4i2.13603Keywords:
Relationship marketing, Customer loyalty, Graphic industryAbstract
The research project aimed to understand relationship marketing in a graphic company located in Juara-MT. The study sought to analyze the managers' perceptions of the relationship marketing practices employed by the company, evaluate the marketing practices adopted with clients, and assess the results achieved through these actions. To achieve this, two data collection instruments were used: an open-ended interview guide with 11 questions directed at the two managers, A and B, and a closed questionnaire with 16 questions aimed at the clients. The chosen methodology was a descriptive and qualitative case study, aiming to understand how the company applies relationship marketing practices to retain clients and improve its competitive performance. The research results highlighted that the adoption of advanced technologies, such as offset printing, and the integration with digital systems are crucial for increasing efficiency and customizing production. Furthermore, the study emphasized the importance of relationship marketing in building long-term bonds with clients, enhancing satisfaction and loyalty. It was observed that the lack of appropriate relationship marketing practices can lead to communication problems and negatively affect financial performance. The conclusion drawn is that relationship marketing is essential for customer retention and the sustainable growth of the company in the competitive graphic market.
Downloads
References
ANUNCIAÇÃO, Heverton. Atendimento ao cliente: profissionais que revolucionaram o campo da experiência do cliente. Rio de Janeiro: Editora Alta Livros, 2021. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555202533/. Acesso em: 12 set. 2024.
AUGUSTO, Marion Neves; JÚNIOR, Oswaldo de almeida. Marketing de relacionamento: a gestão do relacionamento e suas ferramentas para fidelização de clientes. Revista de Educação, Gestão e Sociedade: Revista da Faculdade Eça de Queirós, v. 5, p. 1-17, 2015. Disponível em: https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509161603.pdf. Acesso em: 29 mai. 2024.
BARRETO, Flávia Guimarães Pena de Barros. O atendimento personalizado como diferencial no processo competitivo. 2005. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/185252585.pdf. Acesso em: 13 de set. 2024.
BRAIDO, Quelen Ermelinda. Marketing de relacionamento: oportunidade para desenvolvimento e crescimento contínuo no setor financeiro. Revista Eletrônica de Contabilidade, v. 2, n. 1, p. 106, 2005. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/revistas,+a06vIIn01.pdf. Acesso em: 18 set. 2024.
CAMPOS, Roseli Trevisan. Marketing de relacionamento e atendimento ao cliente. Revista de Inovação e Tecnologia-RIT, v. 11, n. 2, p. 91-109, 2021. Disponível em: https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/53. Acesso em: 13 jun. 2024.
CONSONI, Bianca. A importância do feedback. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA-Assis, 2010. Disponível em: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0711260709.pdf. Acesso em: 18 set. 2024.
COSTA, Ariana de Sousa Carvalho; SANTANA, Lídia Chagas de; TRIGO, Antônio Carrera. Qualidade do atendimento ao cliente: um grande diferencial competitivo para as organizações. Revista de Iniciação Científica–RIC Cairu, v. 2, n. 2, p. 155-172, 2015. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/5f3b79602bcdc800615fbf7a918b49e8.pdf. Acesso em: 08 out. 2024.
ESTEVES, Isabelly Monteiro. A chave para a satisfação dos clientes. 2023. Disponível em: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15367. Acesso em: 9 out. 2024.
FARIA, Joana Feytor Pinto Sampaio de. Qualidade no atendimento ao cliente: impacto na satisfação. 2017. Orientadora: Sandra Lopes Miranda.Tese (Doutorado), Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social. Disponivel em: https://core.ac.uk/download/pdf/154407679.pdf. Acesso em: 09 out. 2024.
FERRARI, Pollyana. Hipertexto, Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Editora Contexto, 2007. E-book. ISBN 9788572445238. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788572445238. Acesso em: 13 set. 2024.
FRANKLIN, Nayana. Uma nova perspectiva de relacionamento entre marcas e consumidores via redes sociais: engajamento e transparência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. São Paulo: INTERCOM, 2015. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-1928-1.pdf. Acesso em: 14 de set. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN 9786559770496. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559770496/. Acesso em: 10 mai. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7ª edição. Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788597020991. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597020991/. Acesso em: 26 abr. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas: Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, n. 1, p. 44-45, 2002. Disponível em: http://biblioteca.isctem.ac.mz/bitstream/123456789/734/1/%5BAntonio-Carlos-Gil%5D-Como-elaborar-projetos-de-pes%28z-lib.org%29.pdf. Acesso em: 29 de abr. 2024.
GOMES, Maria Alice Vaz; PINTO, Vinicius de Oliveira; CASSUCE, Francisco Carlos da Cunha. Determinantes da satisfação no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 1311-1322, 2021. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2021.v26n4/1311-1322/pt. Acesso em: 8 out. 2024.
GONÇALVES, Eduardo Paneto; MACHADO, Marina Baeta Espindola; MARQUES, Ronaldo. Marketing de relacionamento para fidelizar clientes. Gestão Contemporânea, v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/5++MARKETING+DE+RELACIONAMENTO+PARA+FIDELIZAR+CLIENTES%20(1).pdf. Acesso em: 13 de set. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mt/juara.html. Acesso em: mai. 2024.
JÚNIOR, João Paulo Mendes; PIRES, Vanessa Aparecida Vieira. Fidelização do cliente: um estudo de caso da empresa Mendes Gás. In: Vol IV, 2019. Disponível em: https://conferencia.unifagoc.edu.br/index.php/FACIG/article/view/1595. Acesso em: 13 jun. 2024.
LABADESSA, Luciene Suzi; OLIVEIRA, Luciana Jardim de. A importância da qualidade no atendimento ao cliente: um estudo bibliográfico. Revista Fiar, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/4369322/A_IMPORT% C3%82NCIA_DA_QUALIDADE_NO_ATENDIMENTO_AO_CLIENTE_UM_ESTUDO_BIBLIOGR%C3%81FICO1_Ms_Aparecido_Silv%C3%A9rio_Labadessa. Acesso em: 14 out. 2024.
LANZER, Letícia de Souza et al. Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior: um estudo de caso na Universidade do Sul de Santa Catarina. 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/88105/225008.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 de set.2024.
LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços de marketing e gestão. Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN 9788577809271. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577809271/. Acesso em: 05 set. 2024.
LOZADA, Gisele. Administração de produtos e serviços. Porto Alegre: SAGAH, 2016. ISBN 9788569726630. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788569726630/. Acesso em: 07 out. 2024.
MISSEL, Simoni. Feedback Corporativo: Como Saber Se Está Indo Bem. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788557170322. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788557170322/. Acesso em: 18 set. 2024.
OLIVEIRA, Jéssica Lima de; BRITO, Natália Almeida. A contribuição do feedback no plano de desenvolvimento individual: estudo de caso realizado no departamento de pós-venda em uma concessionária de veículos pesados na cidade de Goiânia. 2023. Disponível em: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1951. Acesso em: 09 out. 2024.
PEREIRA, Maise Soares; GARRIDO, Ivan Lapuente; DE MATOS, Celso Augusto. Recomendação boca a boca incentivada: isso também vale? Brazilian Business Review, v. 12, n. 3, p. 96, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/234099970. Acesso em: Acesso em: 9 out. 2024.
PEREIRA, Paula Fernanda Prado; BASTOS, Fabrício César. Um estudo sobre a fidelização de clientes a partir de estratégias de marketing de relacionamento no segmento de farmácias e drogarias. In: SEGET – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2009. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos09/229_Artigo_Seget_utima_versao.pdf. Acesso em: 13 de set. 2024.
PERETTI, Beatriz de Carvalho et al. A evolução do marketing digital. 2021. Disponível em: https://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/10291/1/tecnico_em_administra%c3%a7%c3%a3o_2021_2_beatriz_de_carvalho_peretti_a_evolu%c3%a7%c3%a3o_do_marketing_digital.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de saúde pública, v. 29, p. 318-325, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/fF44L9rmXt8PVYLNvphJgTd/?format=pdf. Acesso em 24 abr. 2024.
PORTAL MATO GROSSO. História de Juara (2017). Disponível em: https://portalmatogrosso.com.br/historia-de-juara/. Acesso em: 20 de mai. 2024.
SANTOS, Ana Letícia Candido et al. Análise sobre a satisfação do cliente por meio do atendimento online em uma concessionária de veículos de Ituiutaba-MG. 2021. Disponível em: http://65.108.49.104/bitstream/123456789/440/1/TCC-%20Ana%2c%20Bruna%20e%20Janaina-convertido-compactado.pdf. Acesso em: 8 out. 2024.
SILVA, Laryssa Dayse de Lima. A tipografia comercial de Caruaru: história de algumas gráficas. Trabalho de Conclusão de Curso, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31077. Acesso em: 21 abr. 2024.
SOUZA, Enrico Ramos Aleixo de. Análise da satisfação de clientes de serviços de suporte a um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/cb29cc77-5dfb-42fa-b732-cca095bca545/EnricoRamosAleixodeSouza%20TCCPRO09.pdf. Acesso em: 08 out. 2024.
TERREAGA, Camila de Cássia; SALES, Gisele Cristo; NOVAES, Larissa Silva. A importância do feedback nas organizações, 2010. Disponível em: https://arquivo.fmu.br/prodisc/secretariado/cct2.pdf. Acesso em: 14 out. 2024.
TOMAÉL, Maria Inês. Redes sociais, conhecimento e inovação localizada. Informação & Informação, v. 12, n. 1esp, p. 63-86, 2007. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1782/1519. Acesso em: 08 out. 2024
WERNKE, Rodney. Análise de custos e preço de venda. 2. ed. Rio de Janeiro: Saraiva Uni, 2018. E-book. p. 164. ISBN 9788553131860. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788553131860/. Acesso em: 9 out. 2024.
WIRTZ, Jochen; LOVELOCK, Christopher; HEMZO, Miguel. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia, estratégia. 8. ed. Rio de Janeiro: Saraiva Uni, 2021. E-book. p. 273. ISBN 9788571441231. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788571441231/. Acesso em: 14 out. 2024.
ZACHARIAS, Maria Luiza Barcellos; FIGUEIREDO, Kleber Fossati; ALMEIDA, Victor Manoel Cunha de. Determinantes da satisfação dos clientes com serviços bancários. RAE eletrônica, v. 7, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/raeel/a/X8g6F7f7YVdDv3fjwzjzfXK/?format=html. Acesso em: 14 out. 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos de Gestão e Desenvolvimento Regional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar de forma gratuita, a produção da comunidade científica ao público, proporciona maior democratização do conhecimento. A política é Acesso Aberto.
Adotamos a licença CC Attribution-NonCommercial 4.0, a qual permite o compartilhamento, uso, citação, adaptação, desde que citada fonte e não alterada a licença inicial. O uso da publicação para fins comerciais não é permitido. Dessa maneira não são cobradas nenhum tipo de taxa na revista.