INVESTIMENTO EM FRANQUIAS: SHOPPING DE PORTO VELHO-RO

Autores/as

  • Caroline Lujan de Oliveira Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Palabras clave:

Franchising no Brasil; Shopping Center; desafios de franqueados.

Resumen

Franquia é um tema intensamente abordado mundialmente, devido sua significativa importância para as empresas de grande porte e por ser uma alternativa bastante promissora para um empreendedor que busca iniciar a carreira profissional com uma marca já conhecida pela população, tornando-se bem mais fácil a conquista do sucesso na condição de franqueado. O franchising é atualmente um dos canais de distribuição mais utilizado por empresas que desejam ampliar seus mercados, e padronizar a qualidade de seus produtos. O interesse mútuo pelo crescimento e fortalecimento da marca é, em contrapartida, a sua alma, o valor maior que orienta as relações diárias entre franqueado e franqueador. A ambos cabe a condição de atuar e se estabelecer de forma positiva e bem sucedida, para si e para a rede. O sistema de franchising desenha um conjunto de responsabilidades e obrigações para qualquer segmento. Este artigo foi desenvolvido com o intuito de identificar o que motivou a abertura de uma Franquia e as dificuldades encontradas pelo franqueado para implementar uma Franquia ambas as questões no Shopping Center de Porto Velho-RO. O universo da pesquisa deu-se no Shopping de Porto Velho, através da observação e, principalmente de questionário aplicado aos gerentes, no total de 06, ou seja, 10% do quadro de pessoal que compõe a rede de Franquias do Porto Velho Shopping.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ABF. Evolução do Setor 2001 – 2010. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://www.portaldofranchising.com.br/arquivos/Evolucao_dos_Segmentos_geral_2010.pdf> Acesso em: 13 abr. 2024.

ANDRADE, Jorge Pereira. Contratos de Franquia e Leasing, - 3. Ed. - São Paulo: Atlas, 1998.

ANDRADE, Erica. Números do Franchising. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://mundodofranchising.blogspot.com/2011> Acesso em: 24 mai. 2023.

BARALDI, Paulo. A Locomotiva do Luxo. 2010. Disponível em: <http://www.portaldoshopping.com.br/Revistainterna.asp?CodA=55&CodAf=152&CodC=4> Acesso em: 14 abr. 2021.

Biblioteca do SEBRAE. A Cartilha o que é Franquia? 2005. Disponível em: <http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/64BE85F38096D5B7032570AB004A9D66/$File/NT00031C6E.pdf> Acesso em: 10 mar. 2024.

CARVALHO, Pedro Carlos de. Administração Mercadológica, - 2. Ed. – Campinas, SP: Editora Alínea, 2002.

CERVEIRA, Daniel Alcântara Nastri. Contratos de Locação de Lojas em Shopping Center. 2009. Disponível em: <http://sofranquias.com.br/n_index.php?pg=./artigos/n_artigos&secao=materias&tid=1135> Acesso em: 05 mai. 2023.

COSSALTER, Marcelo Teixeira. Franquias: Retorno nem sempre garantido. 2008. Disponível em: <http://www.sofranquias.com.br/n_index.php?pg=./artigos/n_artigos&secao=materias&tid=1005> Acesso em: 05 abr. 2023.

DA SILVEIRA, Claudio Vieira. Franchising - Guia Prático, - 1. Ed. Curitiba : Juruá Editora, 2001.

DAHAB, Sonia. Entendendo franchising: alternativa eficaz para o pequeno e médio empreendedor. 2a ed. Salvador: Editora Casa da Qualidade, 1996.

MARINI, Celso. Shopping Center. Jus Navigandi, Teresina. 2000. Disponível em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/609/shopping-center> Acesso em: 20 fev. 2021.

SCHNEIDER, Alexandre Alves et al. Franchising – da Prática à Teoria, - 2. Ed. – São Paulo: Maltese, 1991.

SCHWARTZ, José Castro. Franchising: o que é e como funciona. Brasília: Editora Sebrae, 1994.

SEBRAE. Passo-a-Passo na aquisição de uma Franquia. 2004. Disponível em: <http://www.pa.sebrae.com.br/sessoes/pse/tdn/tdn_fra_passo.asp> Acessado em: 10 mai. 2022.

SERRA, Afonso Celso da Cunha. Planejamento Estratégico. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

SHOPPING, Porto Velho. Porto Velho Shopping: Sucesso comprovado em números crescentes. Porto Velho: 2011. Disponível em: <http://www.pvshopping.com.br/?pg=5&interna=20> Acesso em: 1º jun. 2021.

SILVA, Ada Maria de Assis e; PINHEIRO, Ana Cláudia Repeker; SILVA, Marcus Luciano Rodrigues da. Estudo exploratório de franquias sediadas em são josé do rio preto. São José do Rio Preto, 2004. Disponível em: < http://www.cegente.com.br/upload/tesesmonografias/arq_130.pdf> Acesso em: 15 fev. 2023.

Publicado

2024-07-10

Cómo citar

INVESTIMENTO EM FRANQUIAS: SHOPPING DE PORTO VELHO-RO. (2024). Revista Brasileira De Estudos De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(1), 18-36. https://periodicos.unemat.br/index.php/rbedrpp/article/view/12575

Artículos similares

1-10 de 17

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.