DINÂMICA TERRITORIAL E ESTRUTURA PRODUTIVA NO TERRITÓRIO MÉDIO ARAGUAIA, TOCANTINS.

Autores

  • Cleiton Milagres UFT
  • Geuny Ribeiro Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.30681/rbegdr.v1i1.12323

Palavras-chave:

Especialização Produtiva, Desenvolvimento Regional, Território

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar o enfoque territorial que foi implementado pela política de desenvolvimento rural no estado do Tocantins e analisar os indicadores de localização e especialização regional no extinto Território Médio Araguaia. Os dados de emprego formal foram coletados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), distribuído por setores de atividade definidos pelo IBGE. Para a análise da especialização territorial, utilizou-se do ferramental das medidas de localização e especialização para calcular o quociente locacional, o coeficiente de localização, especialização, reestruturação, redistribuição e de associação geográfica. Os principais resultados sugerem que o território Médio Araguaia, no âmbito da política de desenvolvimento rural, favoreceu a dinâmica territorial e que os indicadores analisados conforme os setores ainda se apresentam em baixa e com algumas melhoras nos municípios do território.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Geuny Ribeiro Santos , Universidade Federal do Tocantins

    Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e membro do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (NERUDS). Estudante de Direito no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Graduado em Ciências Econômicas (UFT) e Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade do Tocantins - UNITINS/TO e o Banco Mundial - BIRD Mundial (2010

Referências

ALVES, L. R. Indicadores de localização, especialização e estruturação regional. In: PIACENTI, C. A.; FERRERA DE LIMA, J. (orgs.). Análise regional: metodologias e indicadores. Curitiba: Camões, 2012.

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. IDH 2010. Disponível em: <http://www.pnud.org.br>. Acesso: 1 Maio. 2023.

FAVARETO, A. S.; SCHRÖDER, M. Do território como “ator” ao território como “campo”: uma análise da introdução da abordagem territorial na política de desenvolvimento rural no Brasil. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 45, 2007, Londrina. Anais... Londrina: Sober: 2007. p. 344-365.

FREITAS, A. F. de; FREITAS, A. F. de; DIAS, M. M. Gestão Social e Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial. APGS, Viçosa, v. 4, n. 1, pp. 76-100, jan./mar.2012.

GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e Estado no Brasil. In: Catia Grisa e Sergio Schneider (Orgs.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015. p.19-52.

HADDAD, Paulo Roberto. Economia regional: teorias e métodos de análise. Fortaleza: BNB. ETENE, 1989.

BEIRÃO,Éder de Souza; MESQUITA, Virgínia Antunes Nobre; NETO, Darcy Ramos da Silva. Análise das medidas de localização e especialização aplicadas ao mercado de trabalho dos municípios da microrregião de montes claros. Revista de Economia Regional Urbana e do Trabalho Volume 9, Número 2 (2020). pp. 136 – 165.

MALUF, R. S. Multifuncionalidade da agricultura e as políticas voltadas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Texto original elaborado para apresentação no Seminário Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Brasília, 23 a 25 de agosto de 2005. Brasília: CONDRAF, 2005. 10p.

MATTEI, Taíse Fátima; MATTEI, Tatiane Salete. Métodos de Análise Regional: um estudo de localização e especialização para a Região Sul do Brasil. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, v.38, n.133, p.227-243, jul./dez. 2017.

MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, MDA. Informações e dados dos Territórios. Disponível em www.mda.gov.br Acesso em: 18 de setembro de 2023.

MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, MDA. Orientações gerais para elaboração de projeto CNPq/MDA – 2013. 2013.

MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, MDA. Capacitação das Equipes dos NEDETs. Apresentação Power Point elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Campo Grande (MS), 17/08/2015. Disponível em www.mda.gov.br Acesso em: 18 de setembro. de 2023.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE). Relação Anual de Informações Sociais. 2013. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/rais/>. Acesso em: 18 de setembro. de 2023.

OLIVEIRA, N. M. Desenvolvimento Regional do Território do Estado do Tocantins: Implicações e Alternativas. 2015. 224f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNOESTE, Toledo, Paraná.

PIFFER, M. Indicadores de Base Econômica. In: PIACENTI, C. A.; FERRERA DE LIMA, J. (orgs.). Análise regional: metodologias e indicadores. Curitiba: Camões, 2012.

PTDRS - Plano Territorial de Desenvolvimento Rural sustentável (PTDRS) do Território de Identidade Médio Araguaia. Instituto Jalapão, Palmas, 2011.

VEIGA, J. E. O desenvolvimento agrícola: uma visão histórica. São Paulo: Hucitec, 1991.

SIMÕES, Rodrigo Ferreira. Métodos de análise regional e urbana: diagnóstico aplicado ao planejamento. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

Downloads

Publicado

2024-04-16

Como Citar

DINÂMICA TERRITORIAL E ESTRUTURA PRODUTIVA NO TERRITÓRIO MÉDIO ARAGUAIA, TOCANTINS. (2024). Revista Brasileira De Estudos De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(1), 86-98. https://doi.org/10.30681/rbegdr.v1i1.12323

Artigos Semelhantes

1-10 de 19

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.