PRE Prefácio
Palavras-chave:
PrefácioResumo
Esta publicação é resultado de várias pesquisas feitas por discentes de
graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) e da Universidade
Federal de Mato Grosso (UFMT), do Programa de Pós-Graduação Mestrado
Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII/UNEMAT).
Somam-se aos estudantes, professores(as) de várias instituições que, com afeto e
responsabilidade, têm se dedicado a pensar o espaço geográfico e a educação.
A Revista de Comunicação Científica (RCC) tem sido um espaço de
acolhimento de produções de artigos e resumos expandidos produzidos a partir de
pesquisas e reflexões sobre a educação, a geografia e o ambiente, pois tudo o que
ocorre no território é produzido pela sociedade.
Assim, organizamos o número 11 desta Revista tendo em mente levar aos
leitores a lupa que permita sentir-se parte de textos aqui apresentados, permitindo
análise e reflexões, pois, não há como nos colocarmos em uma redoma de vidro e
fazermos de conta que não fazemos parte do mundo que nos cerca, não interfere, não
incomoda. As ações de quem se debruça em pesquisas comprometidas contra o
silenciamento, contra a desigualdade, as injustiças sociais, desamparo, instaurado por
uma sociologia das ausências, como advoga Santos (2021).
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Paz e Terra, São Paulo, 2001.
SANTOS. Boavêntura de Souza. (org.) Reconhecer para a liberdade: Os caminhos
do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Record, 2002.
______. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Aforamento, 2010.