PRE Prefácio

Autores

  • Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ronélia do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT https://orcid.org/0000-0002-2439-2278

Palavras-chave:

Prefácio

Resumo

Esta publicação é resultado de várias pesquisas feitas por discentes de
graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) e da Universidade
Federal de Mato Grosso (UFMT), do Programa de Pós-Graduação Mestrado
Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII/UNEMAT).
Somam-se aos estudantes, professores(as) de várias instituições que, com afeto e
responsabilidade, têm se dedicado a pensar o espaço geográfico e a educação.
A Revista de Comunicação Científica (RCC) tem sido um espaço de
acolhimento de produções de artigos e resumos expandidos produzidos a partir de
pesquisas e reflexões sobre a educação, a geografia e o ambiente, pois tudo o que
ocorre no território é produzido pela sociedade.
Assim, organizamos o número 11 desta Revista tendo em mente levar aos
leitores a lupa que permita sentir-se parte de textos aqui apresentados, permitindo
análise e reflexões, pois, não há como nos colocarmos em uma redoma de vidro e
fazermos de conta que não fazemos parte do mundo que nos cerca, não interfere, não
incomoda. As ações de quem se debruça em pesquisas comprometidas contra o
silenciamento, contra a desigualdade, as injustiças sociais, desamparo, instaurado por
uma sociologia das ausências, como advoga Santos (2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Geografia. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração. É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, Geografia Humana, Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi professora colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB, Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos. Está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na condição de pesquisadora visitante onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente é professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaboradora do curso de Geografia a Distância UAB/Unemat

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Paz e Terra, São Paulo, 2001.

SANTOS. Boavêntura de Souza. (org.) Reconhecer para a liberdade: Os caminhos

do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Record, 2002.

______. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Aforamento, 2010.

Downloads

Publicado

2023-02-20

Como Citar

Pereira, L. da C. P., & do Nascimento, R. (2023). PRE Prefácio. Revista De Comunicação Científica, 11(01). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/10857

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>