PRE Prefácio

Autores

  • Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ronélia do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT https://orcid.org/0000-0002-2439-2278

Palavras-chave:

Prefácio

Resumo

Esta publicação é resultado de várias pesquisas feitas por discentes de
graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) e da Universidade
Federal de Mato Grosso (UFMT), do Programa de Pós-Graduação Mestrado
Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII/UNEMAT).
Somam-se aos estudantes, professores(as) de várias instituições que, com afeto e
responsabilidade, têm se dedicado a pensar o espaço geográfico e a educação.
A Revista de Comunicação Científica (RCC) tem sido um espaço de
acolhimento de produções de artigos e resumos expandidos produzidos a partir de
pesquisas e reflexões sobre a educação, a geografia e o ambiente, pois tudo o que
ocorre no território é produzido pela sociedade.
Assim, organizamos o número 11 desta Revista tendo em mente levar aos
leitores a lupa que permita sentir-se parte de textos aqui apresentados, permitindo
análise e reflexões, pois, não há como nos colocarmos em uma redoma de vidro e
fazermos de conta que não fazemos parte do mundo que nos cerca, não interfere, não
incomoda. As ações de quem se debruça em pesquisas comprometidas contra o
silenciamento, contra a desigualdade, as injustiças sociais, desamparo, instaurado por
uma sociologia das ausências, como advoga Santos (2021).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Geografia. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração. É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, Geografia Humana, Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi professora colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB, Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos. Está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na condição de pesquisadora visitante onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente é professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaboradora do curso de Geografia a Distância UAB/Unemat

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Paz e Terra, São Paulo, 2001.

SANTOS. Boavêntura de Souza. (org.) Reconhecer para a liberdade: Os caminhos

do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Record, 2002.

______. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Aforamento, 2010.

Downloads

Publicado

2023-02-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>