A PINTURA CORPORAL E O GRAFISMO INY

Autores

  • Sandra Hakuwi Kuady
  • Alexandre M. Botton

Palavras-chave:

Povo Iny. Grafismo. Festa Cerimonial.

Resumo

Este artigo é resultado de uma prática pedagógica, ao mesmo tempo um incentivo para os jovens e os alunos/as da comunidade Krehawa, na manutenção da cultura ancestral da pintura corporal do grafismo do povo Iny karajá. É uma forma de fazer com que o uso da pintura corporal do povo Iny continue como resistência milenar. A pintura é muito importante na festa cultural tradicional e cerimonial de todos rituais, como na festividade do Inymahadu. A pintura corporal é uma identificação do povo indígena Iny. Desde sempre o modo de uso da pintura foi importante tanto no dia a dia, e, principalmente, na festa cerimonial de ritual de passagem de menino para a adolescência. Nesses momentos os rapazes, as mães, as tias ou tios fazem a pintura corporal de grafismo no rapaz weryrybo para eles dançar e cantar na festa tradicional. A pintura também tem sido incluída no currículo escolar e ela representa alegria, esperança e seu significado é histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; KARAJÁ, Adriano Dias Gomes. As pinturas corporais do povo karajá-xambioá: perspectivas e considerações socioculturais. In Desafios-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 5, n. Especial, p. 35-47, 2018.

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas. Brasília: ME/SEF, 1998.

ESCOLA INDIGENA ESTADUAL. Hadori projeto político pedagógica. Professores indígenas de 2016

Recebido: 19/11/2023

Aprovado: 19/12/2023

Publicado: 01/01/2024

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Kuady, S. H., & Botton, A. M. (2023). A PINTURA CORPORAL E O GRAFISMO INY. Revista De Comunicação Científica, 1(14). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/12066