A PINTURA CORPORAL E O GRAFISMO INY
Palavras-chave:
Povo Iny. Grafismo. Festa Cerimonial.Resumo
Este artigo é resultado de uma prática pedagógica, ao mesmo tempo um incentivo para os jovens e os alunos/as da comunidade Krehawa, na manutenção da cultura ancestral da pintura corporal do grafismo do povo Iny karajá. É uma forma de fazer com que o uso da pintura corporal do povo Iny continue como resistência milenar. A pintura é muito importante na festa cultural tradicional e cerimonial de todos rituais, como na festividade do Inymahadu. A pintura corporal é uma identificação do povo indígena Iny. Desde sempre o modo de uso da pintura foi importante tanto no dia a dia, e, principalmente, na festa cerimonial de ritual de passagem de menino para a adolescência. Nesses momentos os rapazes, as mães, as tias ou tios fazem a pintura corporal de grafismo no rapaz weryrybo para eles dançar e cantar na festa tradicional. A pintura também tem sido incluída no currículo escolar e ela representa alegria, esperança e seu significado é histórica.
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Referências
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; KARAJÁ, Adriano Dias Gomes. As pinturas corporais do povo karajá-xambioá: perspectivas e considerações socioculturais. In Desafios-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 5, n. Especial, p. 35-47, 2018.
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas. Brasília: ME/SEF, 1998.
ESCOLA INDIGENA ESTADUAL. Hadori projeto político pedagógica. Professores indígenas de 2016
Recebido: 19/11/2023
Aprovado: 19/12/2023
Publicado: 01/01/2024