A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Paula Peixoto
  • Jucieli Bertoncello

Palavras-chave:

Educação Infantil. Música. Aprendizado.

Resumo

Apresenta-se neste artigo os resultados das experiências vivenciadas na sala do maternal II matutino de uma creche municipal. Objetivando evidenciar e analisar o quanto a música é benéfica e pode ser facilitadora do conhecimento. Nas experiências vivenciadas em sala de aula e nas atividades desenvolvidas ela é um importante subsidio no despertar das habilidades. A professora não deve abrir mão das rodas musicais, exploração de ritmos, sons, recursos tecnológicos e utilização de instrumentos musicais, já que são ferramentas que aguçam a curiosidade da criança e auxiliam na sua formação. Conclui-se que a música torna o aprendizado lúdico, estimulante e alegre, sendo importante em todas as fases de nossa vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 19 de set. se 2022.

BRASIL. Referencial Curricular para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

BUENO, Roberto. Pedagogia da Música. Volume 1. Jundiaí: Keyboard, 2011.

CARNEIRO, Francilene Pereira. A importância da música no Desenvolvimento Infantil. Trabalho de Conclusão de curso. Universidade Estadual da Paraiba, EAD, Catole do Rocha, 2019. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/. Acesso em 27/06/2023

CHIARELLI, L. K. M. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recrearte, n. 3, p. 7, jan./jun. 2005.

GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª ed. Lisboa, 2008.

PARTANEN, Eino; KUJALA, Teija; TERVANIEMI, Mari; HUOTILAINEN, Minna. A exposição pré-natal à música induz efeitos neurais a longo prazo. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/tocar-musicas-para-bebes-ainda-no-utero-melhora-aprendizado-da-falaacessado em 19 de setembro de 2022 http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0078946. Acesso em: 11 de out. de 2022.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. Revista mais educação [recurso eletrônico] / [Editora chefe] Fabíola Larissa Tavares – Vol. 3, n. 1 (mar. 2020) -. São Caetano do Sul: Editora Centro Educacional Sem Fronteiras, 2020.

Recebido: 08/09/2023

Aprovado: 10/12/1013

Publicado: 01/01/2024

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Peixoto, A. P., & Bertoncello , J. (2023). A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Comunicação Científica, 1(14). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/12070