A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL

Autores

  • Lucas dos Santos Macedo
  • Janiara de Lima Medeiros

Palavras-chave:

Afetividade. Inteligência Socioemocional. Educação Infantil.

Resumo

A relação professor-aluno é essencial para a construção da inteligência socioemocional desde a Educação Infantil. O relacionamento professor-aluno deve buscar a empatia, a capacidade de ouvir e de refletir as considerações verbalizadas pelo aluno ou mesmo as que ele não consegue comunicar por meio da fala. Esta sensibilidade favorece o processo ensino-aprendizagem uma vez que, contribui à busca pela parceria da família (família-escola), cuja sinergia propicia o desenvolvimento integral do educando. Neste sentido, este trabalho visa diferenciar o papel do professor como título da sua formação técnica, com a do educador que, além da didática, desenvolve a sua prática pautada na afetividade, intervindo na construção da aprendizagem do aluno ao correlacionar aspectos relacionados com as suas experiências cotidianas. É na Educação Infantil que são alicerçadas as noções fundamentais indispensáveis para o desenvolvimento da criança ao longo da sua vida escolar e como sujeito social: traços da personalidade, a sociabilidade, a noção do eu no mundo, são elementos que fazem parte desta importante etapa infantil. Neste sentido, esta produção, fundamenta-se nos teóricos Piaget, Vygotsky e Wallon a fim de contribuir para um olhar sensivelmente amadurecido quanto à responsabilidade que cabe à modalidade da Educação Infantil para o desenvolvimento holístico da criança.

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Recebido: 20/08/2023

Aprovado: 10/12/2023

Publicado: 01/01/2024

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Macedo, L. dos S., & Medeiros, J. de L. (2023). A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL. Revista De Comunicação Científica, 1(14). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/12071