MOVIMENTOS SOCIAIS E A LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Eliete Borges LOPES

Resumo

Com o adensamento dos parâmetros educacionais que fomentam e estimulam a competição, endereçados mais para as exigências do mercado que para o desenvolvimento crítico-reflexivo do mundo, faz-se necessário compreender a resistência como possibilidade pedagógica para articular enfrentamentos aos desafios propostos pela disputa curricular. A partir disso, a questão que se lança concerne à disputa por projetos e recursos dentro de uma estrutura de Estado e suas políticas para a educação e, consequentemente, sobre como essa disputa pode gerar resistência ou contribuir para um processo de reificação do Estado.
 
Palavras-chave: Escola; Movimentos Sociais; Pedagogia; Descolonização do Saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.

CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? – Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

LOPES, E. B. (2018). MOVIMENTOS SOCIAIS E A LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista De Comunicação Científica, 4(1), 102–111. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3275

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)