MOVIMENTOS SOCIAIS E A LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE MATO GROSSO
Resumo
Com o adensamento dos parâmetros educacionais que fomentam e estimulam a competição, endereçados mais para as exigências do mercado que para o desenvolvimento crítico-reflexivo do mundo, faz-se necessário compreender a resistência como possibilidade pedagógica para articular enfrentamentos aos desafios propostos pela disputa curricular. A partir disso, a questão que se lança concerne à disputa por projetos e recursos dentro de uma estrutura de Estado e suas políticas para a educação e, consequentemente, sobre como essa disputa pode gerar resistência ou contribuir para um processo de reificação do Estado.Palavras-chave: Escola; Movimentos Sociais; Pedagogia; Descolonização do Saber.
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Referências
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.
CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? – Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
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Publicado
2018-12-26
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
LOPES, E. B. (2018). MOVIMENTOS SOCIAIS E A LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista De Comunicação Científica, 4(1), 102-111. https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3275