REGRA DA EDUCAÇÃO DO GÊNERO FEMININO APYÃWA/TAPIRAPÉ

Autores

  • Makato TAPIRAPÉ
  • Eunice Dias de PAULA

Resumo

Esta pesquisa foi feita na Aldeia Tapi’itãwa, Terra Indígena Urubu Branco, município de Confresa, MT. O objetivo deste trabalho foi investigar especificamente sobre a Educação Feminina Apyãwa, bem como observar como ocorre o processo de Educação Tradicional no dia a dia, desde a gestação até a fase adulta das nossas mulheres Apyãwa. E também como a nossa comunidade desenvolve uma educação própria para as meninas dentro da sua família e na sua própria casa. Destaco, ainda o jeito de educar, os ensinamentos das nossas filhas e a aprendizagem delas.

Palavras chaves: Educação feminina Apyãwa, Tradição, Cultura.

Referências

PAULA, Eunice Dias de. A língua dos Apyãwa – Tapirapé – na perspectiva da

Etnossintaxe. Campinas, SP: Editora Curt Nimuendaju, 2014.

PAULA, Eunice Dias de. Escola Tapirapé: Processo de Apropriação de Educação

Escolar por uma Sociedade Tupi. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). UNEMAT: Luciara, MT, 1997.

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Línguas Brasileiras – para o conhecimento das

línguas indígenas. São Paulo: Edições Loyola, 1986.

TAPIRAPÉ, Joana Ataxowoo. Anciã, sabedora dos conhecimentos tradicionais

do povo Apyãwa, moradora da Aldeia Tapi’itãwa, T.I. Urubu Branco. Confresa,

MT.

TAPIRAPÉ, Makato. Educação feminina conforme a cultura tradicional do povo

Apyãwa/Tapirapé. Monografia de Conclusão do Curso de Especialização em

Educação Escolar Indígena, apresentada à Universidade Estadual de Mato Grosso, UNEMAT, Barra do Bugres, MT, 2012.

TAPIRAPÉ, Maria Rita Iparewã. Sabedora dos conhecimentos tradicionais do

povo Apyãwa, moradora da Aldeia Tapi’itãwa, T.I. Urubu Branco. Confresa, MT.

Recebido: 14/06/2021

Aprovado: 27/07/2021

Publicado: 01/09/2021

Downloads

Publicado

06/09/2021

Como Citar

TAPIRAPÉ, M., & PAULA, E. D. de. (2021). REGRA DA EDUCAÇÃO DO GÊNERO FEMININO APYÃWA/TAPIRAPÉ. Revista De Comunicação Científica, 9(1), 33–48. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5826

Edição

Seção

Artigos