REGRA DA EDUCAÇÃO DO GÊNERO FEMININO APYÃWA/TAPIRAPÉ
Resumo
Esta pesquisa foi feita na Aldeia Tapi’itãwa, Terra Indígena Urubu Branco, município de Confresa, MT. O objetivo deste trabalho foi investigar especificamente sobre a Educação Feminina Apyãwa, bem como observar como ocorre o processo de Educação Tradicional no dia a dia, desde a gestação até a fase adulta das nossas mulheres Apyãwa. E também como a nossa comunidade desenvolve uma educação própria para as meninas dentro da sua família e na sua própria casa. Destaco, ainda o jeito de educar, os ensinamentos das nossas filhas e a aprendizagem delas.
Palavras chaves: Educação feminina Apyãwa, Tradição, Cultura.
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Referências
PAULA, Eunice Dias de. A língua dos Apyãwa – Tapirapé – na perspectiva da
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RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Línguas Brasileiras – para o conhecimento das
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TAPIRAPÉ, Joana Ataxowoo. Anciã, sabedora dos conhecimentos tradicionais
do povo Apyãwa, moradora da Aldeia Tapi’itãwa, T.I. Urubu Branco. Confresa,
MT.
TAPIRAPÉ, Makato. Educação feminina conforme a cultura tradicional do povo
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Educação Escolar Indígena, apresentada à Universidade Estadual de Mato Grosso, UNEMAT, Barra do Bugres, MT, 2012.
TAPIRAPÉ, Maria Rita Iparewã. Sabedora dos conhecimentos tradicionais do
povo Apyãwa, moradora da Aldeia Tapi’itãwa, T.I. Urubu Branco. Confresa, MT.
Recebido: 14/06/2021
Aprovado: 27/07/2021
Publicado: 01/09/2021