REGRA DA EDUCAÇÃO DO GÊNERO FEMININO APYÃWA/TAPIRAPÉ

Autores

  • Makato TAPIRAPÉ
  • Eunice Dias de PAULA

Resumo

Esta pesquisa foi feita na Aldeia Tapi’itãwa, Terra Indígena Urubu Branco, município de Confresa, MT. O objetivo deste trabalho foi investigar especificamente sobre a Educação Feminina Apyãwa, bem como observar como ocorre o processo de Educação Tradicional no dia a dia, desde a gestação até a fase adulta das nossas mulheres Apyãwa. E também como a nossa comunidade desenvolve uma educação própria para as meninas dentro da sua família e na sua própria casa. Destaco, ainda o jeito de educar, os ensinamentos das nossas filhas e a aprendizagem delas.

Palavras chaves: Educação feminina Apyãwa, Tradição, Cultura.

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Referências

PAULA, Eunice Dias de. A língua dos Apyãwa – Tapirapé – na perspectiva da

Etnossintaxe. Campinas, SP: Editora Curt Nimuendaju, 2014.

PAULA, Eunice Dias de. Escola Tapirapé: Processo de Apropriação de Educação

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RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Línguas Brasileiras – para o conhecimento das

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TAPIRAPÉ, Joana Ataxowoo. Anciã, sabedora dos conhecimentos tradicionais

do povo Apyãwa, moradora da Aldeia Tapi’itãwa, T.I. Urubu Branco. Confresa,

MT.

TAPIRAPÉ, Makato. Educação feminina conforme a cultura tradicional do povo

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TAPIRAPÉ, Maria Rita Iparewã. Sabedora dos conhecimentos tradicionais do

povo Apyãwa, moradora da Aldeia Tapi’itãwa, T.I. Urubu Branco. Confresa, MT.

Recebido: 14/06/2021

Aprovado: 27/07/2021

Publicado: 01/09/2021

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Publicado

2021-09-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REGRA DA EDUCAÇÃO DO GÊNERO FEMININO APYÃWA/TAPIRAPÉ. (2021). Revista De Comunicação Científica, 9(1), 33-48. https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5826