GEOGRAFIA E PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA EM TEMPOS REMOTOS

Autores

  • Leticia Bazzi do Nascimento Balbuena
  • Ronilson Farias Majjione Balbuena
  • Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Desigualdade. Miserabilidade Social. Geografia. Ensino Remoto.

Resumo

O contexto global da pandemia elucidou a perversidade da desigualdade social entre os sujeitos, estabelecendo além da miseribilidade social, também a tecnológica. O covid-19 propôs ao ambiente escolar novas formas de relacionar o ensino e, é através deste cenário que se evidencia essa pesquisa. Para além da prática da educação, a preocupação se estabelece com o ensino da Geografia e com a especificidade da Geografia Agrária. Desta forma, a proposta de demonstrar o ensino remoto, alijado a disciplina de Geografia se estabelece como objetivo deste artigo, possibilitando a proposta de questionário a duas professoras da rede pública de ensino, analisando os desafios encontrados, tanto por parte dos destes, como também por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Geografia. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração. É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, Geografia Humana, Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi professora colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB, Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos. Está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na condição de pesquisadora visitante onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente é professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaboradora do curso de Geografia a Distância UAB/Unemat

Referências

ALVES, Lidiane Aparecida. (Des)Esperanças em Tempos de Pandemia: Problematizações sobre a Covid-19 a partir da Geografia Crítica. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Ed. Especial: Covid-19, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/hygeia. Acesso em: 01/10/2021.

MANFIO, Vanessa. O Ensino de Geografia na Pandemia Covid-19: Uma Análise da Pesrpectiva do Lugar através de Histórias em Quadrinhos pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Cândida Zasso de Nova Palma-RS. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 133-144. 2020. Disponível em:

https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3424. Acesso em: 10/10/2021.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-15. 2021. Disponível em: Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19? | Sumários.org (sumarios.org). Acesso em: 05/10/2021.

SÁ, Adrielle Lourenço de; NARCISO, Ana Lucia do Carmo; NARCISO, Luciana do Carmo. Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: Os desafios enfrentados pelos professores. XIV CILTEC-Online. 2020. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org. Acesso em: 03/10/2021.

SANTOS, Milton. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec.São Paulo 1988.

SAQUET, Marcos Aurelio; SILVA, Sueli Santos. Milton Santos: Concepções de Geografia, Espaço e Território. Geo UERJ, v. 2, n. 18, p. 24-42. 2008. Disponível em: www.geouerj.uerj.br/ojs. Acesso em: 07/10/2021.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência: Difel, 1983.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Bazzi do Nascimento Balbuena, L. ., Farias Majjione Balbuena, R. ., & Pereira, L. da C. P. (2022). GEOGRAFIA E PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA EM TEMPOS REMOTOS. Revista De Comunicação Científica, 10(1), 59–70. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/6086

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>