GEOGRAFIA E PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA EM TEMPOS REMOTOS

Autores

  • Leticia Bazzi do Nascimento Balbuena
  • Ronilson Farias Majjione Balbuena
  • Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Desigualdade. Miserabilidade Social. Geografia. Ensino Remoto.

Resumo

O contexto global da pandemia elucidou a perversidade da desigualdade social entre os sujeitos, estabelecendo além da miseribilidade social, também a tecnológica. O covid-19 propôs ao ambiente escolar novas formas de relacionar o ensino e, é através deste cenário que se evidencia essa pesquisa. Para além da prática da educação, a preocupação se estabelece com o ensino da Geografia e com a especificidade da Geografia Agrária. Desta forma, a proposta de demonstrar o ensino remoto, alijado a disciplina de Geografia se estabelece como objetivo deste artigo, possibilitando a proposta de questionário a duas professoras da rede pública de ensino, analisando os desafios encontrados, tanto por parte dos destes, como também por parte dos alunos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Geografia. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração. É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, Geografia Humana, Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi professora colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB, Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos. Está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na condição de pesquisadora visitante onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente é professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaboradora do curso de Geografia a Distância UAB/Unemat

Referências

ALVES, Lidiane Aparecida. (Des)Esperanças em Tempos de Pandemia: Problematizações sobre a Covid-19 a partir da Geografia Crítica. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Ed. Especial: Covid-19, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/hygeia. Acesso em: 01/10/2021.

MANFIO, Vanessa. O Ensino de Geografia na Pandemia Covid-19: Uma Análise da Pesrpectiva do Lugar através de Histórias em Quadrinhos pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Cândida Zasso de Nova Palma-RS. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 133-144. 2020. Disponível em:

https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3424. Acesso em: 10/10/2021.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-15. 2021. Disponível em: Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19? | Sumários.org (sumarios.org). Acesso em: 05/10/2021.

SÁ, Adrielle Lourenço de; NARCISO, Ana Lucia do Carmo; NARCISO, Luciana do Carmo. Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: Os desafios enfrentados pelos professores. XIV CILTEC-Online. 2020. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org. Acesso em: 03/10/2021.

SANTOS, Milton. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec.São Paulo 1988.

SAQUET, Marcos Aurelio; SILVA, Sueli Santos. Milton Santos: Concepções de Geografia, Espaço e Território. Geo UERJ, v. 2, n. 18, p. 24-42. 2008. Disponível em: www.geouerj.uerj.br/ojs. Acesso em: 07/10/2021.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência: Difel, 1983.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Bazzi do Nascimento Balbuena, L. ., & Farias Majjione Balbuena, R. . (2022). GEOGRAFIA E PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA EM TEMPOS REMOTOS. Revista De Comunicação Científica, 10(1), 59-70. https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/6086