GEOGRAFIA E PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA EM TEMPOS REMOTOS
Palavras-chave:
Desigualdade. Miserabilidade Social. Geografia. Ensino Remoto.Resumo
O contexto global da pandemia elucidou a perversidade da desigualdade social entre os sujeitos, estabelecendo além da miseribilidade social, também a tecnológica. O covid-19 propôs ao ambiente escolar novas formas de relacionar o ensino e, é através deste cenário que se evidencia essa pesquisa. Para além da prática da educação, a preocupação se estabelece com o ensino da Geografia e com a especificidade da Geografia Agrária. Desta forma, a proposta de demonstrar o ensino remoto, alijado a disciplina de Geografia se estabelece como objetivo deste artigo, possibilitando a proposta de questionário a duas professoras da rede pública de ensino, analisando os desafios encontrados, tanto por parte dos destes, como também por parte dos alunos.
Downloads
Referências
ALVES, Lidiane Aparecida. (Des)Esperanças em Tempos de Pandemia: Problematizações sobre a Covid-19 a partir da Geografia Crítica. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Ed. Especial: Covid-19, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/hygeia. Acesso em: 01/10/2021.
MANFIO, Vanessa. O Ensino de Geografia na Pandemia Covid-19: Uma Análise da Pesrpectiva do Lugar através de Histórias em Quadrinhos pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Cândida Zasso de Nova Palma-RS. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 133-144. 2020. Disponível em:
https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3424. Acesso em: 10/10/2021.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-15. 2021. Disponível em: Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19? | Sumários.org (sumarios.org). Acesso em: 05/10/2021.
SÁ, Adrielle Lourenço de; NARCISO, Ana Lucia do Carmo; NARCISO, Luciana do Carmo. Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: Os desafios enfrentados pelos professores. XIV CILTEC-Online. 2020. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org. Acesso em: 03/10/2021.
SANTOS, Milton. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec.São Paulo 1988.
SAQUET, Marcos Aurelio; SILVA, Sueli Santos. Milton Santos: Concepções de Geografia, Espaço e Território. Geo UERJ, v. 2, n. 18, p. 24-42. 2008. Disponível em: www.geouerj.uerj.br/ojs. Acesso em: 07/10/2021.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência: Difel, 1983.