EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Conscientização. Conservação. Preservação.Resumo
Esse texto é o resultado do estudo de fontes bibliográficas referentes às questões ambientais, visto que as ações antrópicas nos últimos anos vêm provocando alterações no meio ambiente, como: a exaustão dos recursos naturais, poluição e contaminação, consequentemente com reflexos negativos a toda sociedade. Através do levantamento bibliográfico é possível compreender como a educação pode ajudar na percepção de que o ambiente é imprescindível para a sobrevivência de todos no planeta. Desta forma, a pesquisa se desenvolve com propósito de apresentar a complexidade das problemáticas e notoriedade na formação de cidadãos capazes de assumir meios alternativos e de se relacionar com o ambiente.
Downloads
Referências
ALCANTARA, Viana. Inserção Curricular da Educação ambiental. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
BARBOSA, Jane Rangel Alves. Didática do Ensino Superior: Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2009.
BARRETO, Maribel Oliveira. O papel da consciência em face dos desafios atuais da educação. Salvador: Sathyarte, 2005.
CORDANI, U. G; TAIOLI, F. A Terra, a humanidade e o desenvolvimento sustentável. In: TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FERREIRA, P.H de M. Princípios de manejo e conservação do solo. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1981.
GUERRA, Antonio José Teixeira; MENDONÇA, Jane Karina Silva (Orgs). Erosão dos solos e a questão ambiental. In: VITTE, Antonio Carlos; GUERRA, Antonio Teixeira. Reflexões sobre a geografia física no Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
HIRATA, Ricardo. Recursos Hídricos. In: TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
RONCAGLIO, Cynthia, 1964. Sociedade contemporânea e desenvolvimento sustentável / Cynthia Roncaglio, Nadja Janke. [1.ed., ver.]. – Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1996.
TAKEMORI, Nathieli Kiela. Educação ambiental e cidadina. 2. ed., rev. Curitiba, PR: IESDE Brasil., 2013.
p.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos,1954. Metodologias aplicadas à educação ambiental. 2. ed. rev., Curitiba, PR: 2012.
SPAZZIANI, Maria de Lourdes; Fernandes-da-Silva, Pedro G. Planejamento e avaliação em projetos de educação ambiental/ Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006.
VIEIRA, Laurentino Bernardes. A Educação Ambiental, a sociedade de consumo e a necessidade da sustentabilidade. Revbea, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 95-109, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10799/7855>. Acesso em: 01 ago. 2021.