REFLEXÕES SOBRE UMA OFICINA DE ETNOMATEMÁTICA NA ALDEIA MAYROB
DOI:
https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13190Palavras-chave:
Educação Indígena; Matemática Intercultural; Etnomatemática.Resumo
O artigo traz reflexões a partir de uma oficina de Etnomatemática na aldeia Mayrob, localizada no Município de Juara, Estado de Mato Grosso. Com este texto buscamos pensar como estas atividades podem proporcionar uma educação de qualidade, em que os indivíduos possam compreender os conceitos da matemática presentes no seu contexto, relacionando as atividades cotidianas ao ensino e aprendizagem da matemática. O artigo aborda a relevância da etnomatemática na educação indígena, relacionados com a cultura de cada povo. As referências utilizadas como base para a criação de discussões sobre etnomatemática na educação indígena fornecem uma riqueza de conhecimento sobre o tema. O trabalho é importante para refletir sobre a valorização da etnomatemática na educação, considerando as circunstâncias culturais e sociais dos alunos.
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Recebido: 01/12/2024
Aprovado: 02/12/2024
Publicado: 20/12/2024