AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA NAS VOZES DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Meire Cardoso FERREIRA
  • Albina Pereira Pinho SILVA

Resumo

Este trabalho buscou refletir sobre a avaliação da aprendizagem e o seu papel, objetivou observar os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores nas vozes dos acadêmicos tendo como referência o território da docência universitária deste Campus, na instituição de Ensino Superior-UNEMAT, Campus de Juara, para descobrir suas concepções e como está sendo trabalhado com os acadêmicos. A pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa, instrumentada com questionário online, com perguntas abertas elaboradas com suporte da ferramenta Google Drive, realizada no período de agosto de 2014 a fevereiro de 2015, tendo como sujeitos da pesquisados quatorze acadêmicos, matriculados do 3° ao 8º semestre da matriz curricular 054. Este texto procura compreender a concepção de avaliação da aprendizagem dos sujeitos entrevistados.  
 
Palavras-Chave: Avaliação; Aprendizagem, Docência Universitária; Educação Superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

BARBOSA, Flavia Renata Pinto. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: teoria e prática em questão. Dissertação de mestrado. Porto Alegre, 2011.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre. Editora Artmed, 2001.

DEMO Pedro: Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. Porto Alegre Mediação, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

FREITAS, Luis Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confrontos de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. . HOFFMANN, Jussara. Mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 37. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.

__________________ Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 30 ed.Porto Alegre: Mediação, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Avaliação da aprendizagem IM VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

______. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

PERRENOUD, Philippe. Da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

__________________Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido, Docência no ensino superior. 3ªed. São Paulo: Cortez, 2008.

SORDI, Maria Regina Lemes de,Avaliação da aprendizagem universitária em tempos de mudança: a inovação ao alcance do educador comprometido. In VEIGA, Ilma Passos de Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L.M. (Orgs) Pedagogia Universitária: A aula em foco. Campinas SP, Papirus, 2006.

VASCONCELOS, Celso dos S. Avaliação: concepção-dialética libertadora do processo de avaliação escolar. 16. ed. São Paulo: Libertad, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA NAS VOZES DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. (2018). Revista De Comunicação Científica, 4(1), 57-71. https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3272

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)