O CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Contação, História e Imaginação, Formação Docente.Resumo
Este texto aborda a experiência vivenciada na disciplina de Linguagens, no curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso, polo Canarana-MT.
O trabalho promoveu a reflexão sobre a formação docente inicial, tendo em vista como ela aborda o universo da criança, fortalecendo sua aprendizagem na fase de desenvolvimento em que se encontra. O texto está alicerçado nas reflexões de Bahia (2009), que discute a formação docente e Canton (2005) e Cavalcanti (2005), que problematizama literatura infantil e a contação de histórias. A contação de história contribue com a formação cidadã da criança.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1991.
CANTON. Katia. O maravilhoso mundo dos contos de fadas e seu poder de formar leitores. In Revistas nova escola. Ano XX no 185, setembro de 2005. Editora Abril. São Paulo, SP. 2005
CAVALCANTI, Joana. E foram felizes para sempre? Releitura dos Contos de Fadas Numa Abordagem Psicocrítica. Recife: Prazer de ler. 2005.
CARDOSO, A. L; & FARIA, M. A. A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil. Disponível em ARTIGO-ANA-LUCIA-
SANCHES.pdf (uninove.br) Acesso em 03 mar. 2021.
PERUZZO, Adreana. A importância da literatura infantil na formação de leitores. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 15., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. Disponível em: tomo_1.pdf (filologia.org.br). Acessoem: 31 out. 2019.