A produção de energia elétrica em larga escala no Brasil: uma abordagem CTS para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1450Resumo
Nesse trabalho apresentamos uma sequência de ensino orientada pelos pressupostos do Movimento CTS para o ensino de Ciências. A produção de energia elétrica em larga escala fora o tema dessa sequência, realizada em uma escola pública da cidade de São Paulo durante o ano de 2008, integrando a disciplina regular de Física. O conteúdo produção de energia foi explorado de forma ampla e contextualizado com a dinâmica social, através de leitura e discussão de textos jornalísticos, filmes e aulas teóricas, que incluíram, além dos conteúdos de física clássica ligados a compreensão da questão energética, também conteúdos de física moderna. Foi realizado um pré-teste e um pós-teste, com duas questões abertas sobre energia e suas implicações sociais. A análise de conteúdo das respostas aponta para uma melhoria qualitativa na apropriação dos termos e relações pertinentes ao tema. Esse resultado evidencia qualidades positivas do processo de ensino, no que se refere à reflexão das implicações sócio-ambientais da produção de energia em larga escala: a qualidade das respostas melhorou significativamente, tanto na apropriação dos termos quanto na abrangência das respostas. Destacamos que esse tipo de discussão na educação básica possui uma permanente importância, pois a questão energética encontra-se na base da sociedade contemporânea, sobretudo em tempos de desastres nucleares como o de Fukushima, no Japão, de abandono da energia nuclear, como na Alemanha e de construção de enormes centrais hidrelétricas como no nosso país. Assim, uma compreensão mais aprofundada do assunto certamente atende ao objetivo da educação brasileira: formar um cidadão.
Palavras-chave: CTS; produção de energia elétrica; ensino de Física.
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