Uso da tecnologia para idosos: perfil, motivações, interesses e dificuldades

Autores

  • Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1864

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar conhecimentos, aptidões e facilidades no uso de tecnologias digitais por idosos frequentadores da UNATI/UEM. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo realizado com 200 idosos frequentadores da Unati/UEM. Os resultados demonstraram que o perfil prevalente da amostra foi para as variáveis; gênero feminino, nove anos de escolaridade, casados e aposentados. A maioria dos idosos possuía computador e conhecimentos sobre computação. Foi prevalente o número de idosos motivados por fazerem uso e que perceberam que o uso da informática facilita as atividades diárias. Apenas uma minoria representada por 1,5% (n=3) ficaram aborrecidos com o uso do computador. O contato com as NTICs trouxe melhorias na qualidade de vida dos idosos entrevistados. Conclui-se que o perfil encontrado foi de pessoas de baixa escolaridade, renda intermediária, gênero feminino. Prevaleceram idosos que fazem uso das NTICs e que consideram significativa a interação com a tecnologia para sua inserção na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: envelhecimento; idosos; tecnologia da informação; educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli, Universidade Estadual de Maringá

Farmacêutica - bioquímica (UEM)

Pedagoga (unicesumar)

Especialista em Educação Especial (unicesumar)

Especialista em Psicopedagogia Clínica e institucional (uem)

MEstre em Ciências da Saúde (UEM)

Mestranda em Educação (UEM)

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Escolar (UNESP); Pós Doutora em Educação Escolar (UNESP); Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação (UEM), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

Downloads

Publicado

12/01/2016

Como Citar

Lolli, M. C. G. dos S., & Maio, E. R. (2016). Uso da tecnologia para idosos: perfil, motivações, interesses e dificuldades. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1864

Edição

Seção

Artigos