Uso da tecnologia para idosos: perfil, motivações, interesses e dificuldades
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1864Resumen
Este trabalho teve por objetivo avaliar conhecimentos, aptidões e facilidades no uso de tecnologias digitais por idosos frequentadores da UNATI/UEM. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo realizado com 200 idosos frequentadores da Unati/UEM. Os resultados demonstraram que o perfil prevalente da amostra foi para as variáveis; gênero feminino, nove anos de escolaridade, casados e aposentados. A maioria dos idosos possuía computador e conhecimentos sobre computação. Foi prevalente o número de idosos motivados por fazerem uso e que perceberam que o uso da informática facilita as atividades diárias. Apenas uma minoria representada por 1,5% (n=3) ficaram aborrecidos com o uso do computador. O contato com as NTICs trouxe melhorias na qualidade de vida dos idosos entrevistados. Conclui-se que o perfil encontrado foi de pessoas de baixa escolaridade, renda intermediária, gênero feminino. Prevaleceram idosos que fazem uso das NTICs e que consideram significativa a interação com a tecnologia para sua inserção na sociedade contemporânea.
Palavras-chave: envelhecimento; idosos; tecnologia da informação; educação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.