Metodologias de ensino nas escolas de Medicina e a formação médica atual
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2890Resumo
A visão sistêmica do ser humano levando em consideração os aspectos biopsicossociais e o entendimento da construção do saber associados às novas diretrizes curriculares dos cursos de medicina, que buscam a formação de médicos generalistas, humanistas com postura crítica e reflexiva, tem levado a introdução de metodologias ativas na graduação médica. Com base nestas considerações, busca-se, neste artigo, refletir acerca das metodologias ativas de ensino nas novas escolas médicas e discutir seu impacto na forma de aquisição do conhecimento e na formação profissional dos estudantes. As metodologias ativas de ensino aprendizagem se apresentam como um modelo inovador para a construção do aprendizado. Entretanto, há a necessidade de conhecimento, planejamento e capacitação de todos os envolvidos no processo de ensino para o sucesso dessa mudança.
Palavras-chave: metodologias ativas de ensino-aprendizagem; metodologia tradicional; formação médica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.