Metodologias de ensino nas escolas de Medicina e a formação médica atual

Autores

  • Alexandra S. Prevedello
  • Gleici Filipetto Segato
  • Ludmila Barbosa Bandeira Rodrigues Emerick

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2890

Resumo

A visão sistêmica do ser humano levando em consideração os aspectos biopsicossociais e o entendimento da construção do saber associados às novas diretrizes curriculares dos cursos de medicina, que buscam a formação de médicos generalistas, humanistas com postura crítica e reflexiva, tem levado a introdução de metodologias ativas na graduação médica. Com base nestas considerações, busca-se, neste artigo, refletir acerca das metodologias ativas de ensino nas novas escolas médicas e discutir seu impacto na forma de aquisição do conhecimento e na formação profissional dos estudantes. As metodologias ativas de ensino aprendizagem se apresentam como um modelo inovador para a construção do aprendizado. Entretanto, há a necessidade de conhecimento, planejamento e capacitação de todos os envolvidos no processo de ensino para o sucesso dessa mudança.

Palavras-chave: metodologias ativas de ensino-aprendizagem; metodologia tradicional; formação médica.

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Publicado

11/07/2017

Como Citar

Prevedello, A. S., Segato, G. F., & Emerick, L. B. B. R. (2017). Metodologias de ensino nas escolas de Medicina e a formação médica atual. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2890

Edição

Seção

Artigos