O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.8832Palavras-chave:
Infância, Educação Infantil, Desenvolvimento, Pesquisa BibliográicaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a temática da importância da educação infantil na vida da criança; visto que a infância é o período de maior aprendizado do ser humano, no que se refere tanto ao cognitivo, ao social e ao motor. Neste sentido busca-se entender esse processo através de leituras bibliográficas e pesquisas que nos tragam maiores informações e esclarecimentos do tema, a fim de que a sociedade entenda melhor essa etapa e até mesmo os profissionais da educação tenham em mente qual seu papel na educação infantil, tendo as informações necessárias a sua prática e para informar a sociedade em geral. Tendo em vista, que alguns profissionais não tiveram uma boa preparação para a docência nos seus cursos de formação acadêmica. Neste sentido, buscamos entender a realidade da educação infantil, das Instituições e dos profissionais que nela atuam. Como escolha metodológica optamos pela pesquisa bibliográfica, a qual se fundamentou principalmente em autores que analisam este assunto, tais como: Ayres (1978), Almeida (1987), Minayo (2000) e a BNCC (2017). O presente trabalho pontua a necessidade da sociedade em geral entender melhor o trabalho da educação infantil na vida escolar da criança de 0 a 6 anos; entendendo também as metodologias que são usadas nesse período da vida da criança. Pode-se inferir por esta pesquisa, que o trabalho feito na educação infantil pelos profissionais que nela atuam, é imprescindível para a formação de um cidadão, para que este entenda melhor seu mundo ao redor; por isso a grande responsabilidade dos educadores nessa etapa da educação. O desafio é que a população em geral não veja mais essa modalidade como assistencialista e também que o profissional atuante entenda sua responsabilidade a fim de garantir a qualidade de ensino, a aprendizagem de seus alunos.
Palavras-chaves: Infância. Educação Infantil. Desenvolvimento. Pesquisa Bibliográfica.
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