O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.8832

Palavras-chave:

Infância, Educação Infantil, Desenvolvimento, Pesquisa Bibliográica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a temática da importância da educação infantil na vida da criança; visto que a infância é o período de maior aprendizado do ser humano, no que se refere tanto ao cognitivo, ao social e ao motor. Neste sentido busca-se entender esse processo através de leituras bibliográficas e pesquisas que nos tragam maiores informações e esclarecimentos do tema, a fim de que a sociedade entenda melhor essa etapa e até mesmo os profissionais da educação tenham em mente qual seu papel na educação infantil, tendo as informações necessárias a sua prática e para informar a sociedade em geral. Tendo em vista, que alguns profissionais não tiveram uma boa preparação para a docência nos seus cursos de formação acadêmica. Neste sentido, buscamos entender a realidade da educação infantil, das Instituições e dos profissionais que nela atuam. Como escolha metodológica optamos pela pesquisa bibliográfica, a qual se fundamentou principalmente em autores que analisam este assunto, tais como: Ayres (1978), Almeida (1987), Minayo (2000) e a BNCC (2017). O presente trabalho pontua a necessidade da sociedade em geral entender melhor o trabalho da educação infantil na vida escolar da criança de 0 a 6 anos; entendendo também as metodologias que são usadas nesse período da vida da criança. Pode-se inferir por esta pesquisa, que o trabalho  feito na educação infantil pelos profissionais que nela atuam, é imprescindível para a formação de um cidadão, para que este entenda melhor seu mundo ao redor; por isso a grande responsabilidade dos educadores nessa etapa da educação. O desafio é que a população em geral não veja mais essa modalidade como assistencialista e também que o profissional atuante entenda sua responsabilidade a fim de garantir a qualidade de ensino, a aprendizagem de seus alunos.

Palavras-chaves: Infância. Educação Infantil. Desenvolvimento. Pesquisa Bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiby Gisele Wagner, Secretaria Municipal de Educação de Sinop-MT

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Especialização em  Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Sinop (FASIPE). Especialização em Educação Infantil pela Facudade Educacional da Lapa ( FAEL). Mestre em Educação Inclusiva pelo Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). Professora da Rede Pública Municipal de Sinop-MT

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica - técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 1987.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

BNCC, Base Nacional Comum Curricular, 2017.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERALDI, G.M.C. ET AL. Cartografias do trabalho docente professor (a) pesquisador (a). São Paulo: Mercado das Letras, 1998.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Martha Khol de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

LDB (http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm)

MENDONÇA, Fernando Wolff. Teoria e Prática na Educação Infantil. Maringá, PR: UNICESUMAR, 2013.

MENEGOLLA, Maximiliano. E agora, professor? 3° Ed. Porto Alegre: Mundo Jovem, 1989.

MINAYO, Maria Célia de Souza. Ciências, Técnicas e Arte. O desafio da Pesquisa Social.In: MINAYO, Maria Célia de Souza (Org) Pesquisa Social-Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 5. Ed. São Paulo, Cortez, 2008.

SCARPATO, Marta. Didática e desenvolvimento integral. 1.ed. São Paulo: Avercamp, 2012.

WALLON, Henry. Evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995.

Referencial curricular. Brasília: Formação Pessoal e Social, 1998, 11 p. (Volume 2).

O papel social da educação infantil. Disponível em:<http://www.dc.mre.gov.br/imagens-e-textos/revista-textos-do-brasil/portugues/revista7-mat8.pdf. Acesso em 22 de outubro de 2019.

Downloads

Publicado

28/10/2023

Como Citar

Wagner, M. G. (2023). O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 90–97. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.8832