ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.

Autores

  • Márcio Henrique Simião Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3839

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado que apresenta considerações sobre diferentes modos de utilização de espaços não formais de ensino. O objetivo foi investigar a concepção dos discentes de um curso de Licenciatura sobre a forma de utilização dos espaços não formais de ensino, e como estes espaços, contribuem para o processo de formação inicial de professores, fazendo uso de diferentes estratégias de ensino. A fim de investigar as concepções dos sujeitos de pesquisa sobre trabalhar com, no ou o espaço não formal de ensino, foram entregues questionários para que os mesmos pudessem relatar suas opniões referentes ao tema de estudo. Os resultados apontam para uma boa compreensão por parte dos sujeitos de pesquisa sobre como trabalhar o espaço não formal e no espaço não formal, porém, apresentam divergências sobre como trabalhar com o espaço não formal de ensino. Trabalhar com espaços não formais de ensino é uma maneira de criar alternativas para um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico. O importante é que a proposta sirva para aproximar o ambiente não formal com as atividades relacionadas ao ambiente escolar. A intenção não é mostrar de maneira isolada as possibilidades educacionais presentes nos espaços não formais de ensino, mas, sim, identificar como os professores podem fazer uso destes espaços para uma educação mais efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Henrique Simião Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Metodologia de Ensino de Física. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física (2015), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialização em Metodologia de Ensino de Matemática e Física (2016), pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). Possui experiência docente em escolas da rede particular de ensino. Atualmente atua como professor substituto na Universidade do Estado do Pará, ministrando disciplinas de física para cursos de Licenciatura em Física, Química e Biologia, Ciências Naturais, Engenharia, Pedagogia, Tecnologia de Alimentos. Atua na área de pesquisa em Educação em Ciências com enfoque CTSA dando ênfase ao Ensino por meio de Temas, Ensino por Investigação, Ludicidade, Aprendizagem Centrada em Eventos, Atividades Experimentais e Espaços de Ensino Formal, Não Formal e Informal.

Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), Especialização em: Psicologia dos Distúrbios de Conduta (1986) e em Psicomotricidade Relacional Sistêmica (1998). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2005), com obtenção do título de Doutora em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental. Atualmente é Professora efetiva do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará. Atua na Faculdade de Educação Matemática e Científica, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas na linha de pesquisa: Conhecimento Científico e Espaços de Diversidade da Educação das Ciências (PPGECM) e no Mestrado Profissional em Docência (PPGDOC). Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente/GECTSA/PPGECM.Lidera o Laboratório de Ensino de Atividades Lúdicas/LUDLAB e coordena o Grupo de Estudos de Ludicidade (GELUD) na graduação. Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Estudos do Lazer/LEL - UNESP - Rio Claro/SP. Área de atuação na Educação Física (educação física escolar, didática e metodologia da educação física, bases teóricas e metodológicas do jogo, lazer e meio ambiente, educação ambiental, esportes de aventura); Disciplinas e Temas de atuação na Educação em Ciências (Meio Ambiente e Formação Docente, Estudo de Caso, Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania, Prática antecipada à docência em espaços formais de ensino de ciências, matemática e linguagens, Tendências de pesquisa).

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Rodrigues, M. H. S., & de Almeida, A. C. P. C. (2020). ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3839

Edição

Seção

Artigos