ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3839Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado que apresenta considerações sobre diferentes modos de utilização de espaços não formais de ensino. O objetivo foi investigar a concepção dos discentes de um curso de Licenciatura sobre a forma de utilização dos espaços não formais de ensino, e como estes espaços, contribuem para o processo de formação inicial de professores, fazendo uso de diferentes estratégias de ensino. A fim de investigar as concepções dos sujeitos de pesquisa sobre trabalhar com, no ou o espaço não formal de ensino, foram entregues questionários para que os mesmos pudessem relatar suas opniões referentes ao tema de estudo. Os resultados apontam para uma boa compreensão por parte dos sujeitos de pesquisa sobre como trabalhar o espaço não formal e no espaço não formal, porém, apresentam divergências sobre como trabalhar com o espaço não formal de ensino. Trabalhar com espaços não formais de ensino é uma maneira de criar alternativas para um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico. O importante é que a proposta sirva para aproximar o ambiente não formal com as atividades relacionadas ao ambiente escolar. A intenção não é mostrar de maneira isolada as possibilidades educacionais presentes nos espaços não formais de ensino, mas, sim, identificar como os professores podem fazer uso destes espaços para uma educação mais efetiva.Downloads
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