Liderança tradicional Haliti Paresi: O que nos ensinou João Arrezomãe sobre a educação intercultural

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Educação Intercultural, Povo Haliti, Liderança Tradicional

Resumo

O povo Haliti, habitante tradicional do Centro Oeste brasileiro, tem sua história marcada pela chegada de colonizadores que, aos poucos, mas de forma agressiva invade terras e busca transformar a cultura indígena. Num incansável trabalho de defesa de seu povo e território, João Arreomãe se destacou como a grande liderança de seu povo e também dos demais povos indígenas brasileiros, atuando em discussões e proposições que culminaram em legislações garantidoras de direitos indígenas. Este trabalho tem o objetivo de dar visibilidade aos ensinamentos do grande líder Haliti Paresi, no que concerne ao papel da educação escolar indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MT no sentido de valorização da cultura ancestral. A partir de entrevista com o próprio líder, com professores e professoras indígenas, bem como com pessoas que conviveram com João Arrezomãe, buscou-se registrar o que o mesmo deixou de lições para o funcionamento da educação escolar em terras indígenas de modo a valorizar a cultura tradicional de seu povo. Tem-se então, um registro sobre o valor da tradição cultural Haliti Paresi como parte da rotina e atividades escolares de modo a deixar para as futuras gerações a importância de se valorizar a raiz ancestral do nosso povo.

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Biografia do Autor

  • Edicléia Paresi, Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra-MT

    Mestre em Educação Intercultural Indígena pela UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso, professora da rede municipal de educação da Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra-MT, Brasil, residente na Aldeia Kamãe, Terra Indígena Paresi, Tangará da Serra-MT-BR. Endereço para correspondência: SEMEC, Avenida Brasil, 2351-N, Jardim Europa, Tangará da Serra-MT-BR, CEP 78300-901  ORCID: https://orcid.org/0009-0005-4195-1982

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2710890512752313. E-mail: paresiedicleia669@gmail.com

  • Maria Helena Rodrigues Paes, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Educação pela UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente da UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso, em Tangará da Serra-MT, Brasil. Endereço para correspondência: Rodovia MT 240, Km 15, Lote 18, Caixa Postal 238, Tangará da Serra-MT-BR, CEP 78307-899. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1470-9366.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3798997869610558 E-mailninhapaes@unemat.br

  • Neodir Paulo Travessini, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutor em Educação pela UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente da UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso, em Tangará da Serra-MT, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Antônio R. Rocha-N, número 271, Jardim Tanaka, Tangará da Serra-MT-BR, CEP 78302-076. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-7227-7205.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3558994115170266. E-mail: neodir@unemat.br

Referências

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Publicado

2024-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Liderança tradicional Haliti Paresi: O que nos ensinou João Arrezomãe sobre a educação intercultural. (2024). Revista Taka’a, 1, e2023010. https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/12567

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