Histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa na FAINDI

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Língua Portuguesa, Histórias em Quadrinhos

Resumo

Neste trabalho apresentamos o relato/análise de uma experiência de ensino de língua portuguesa desenvolvida com
acadêmicos/professores indígenas da Licenciatura (FAINDI - Faculdade Indígena Intercultural) da Universidade
do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O ensino de português foi desenvolvido a partir da leitura e da produção
de histórias em quadrinhos, visando a organização de um livro com textos escritos pelos acadêmicos. A experiência
foi realizada no Câmpus de Barra do Bugres - MT, na turma de Línguas, Artes e Literaturas, em julho de 2015. O
objetivo deste texto é discutir/refletir sobre estratégias de ensino de língua portuguesa a partir da leitura e produção
de histórias em quadrinhos. Com base no relato da experiência de ensino, promover uma discussão sobre como o
professor pode ensinar língua portuguesa, proporcionando aos estudantes indígenas espaço de produção de
leitura/interpretação e de textos culturalmente significativos. Com o desenvolvimento das atividades, foi possível
compreender que o trabalho com histórias em quadrinhos com estudantes indígenas pode ser uma estratégia
pedagógica que facilita a aprendizagem das línguas, favorecendo o uso da escrita dentro e fora da escola da aldeia.

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Biografia do Autor

Lucimar Luisa Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Letras pela UNEMAT. Mestre e doutora em linguística pela UNICAMP – SP. Professora de língua portuguesa vinculada ao PPGECII – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural - UNEMAT – Câmpus de Barra do Bugres – MT.

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Publicado

2023-11-16

Como Citar

Ferreira, L. L. (2023). Histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa na FAINDI. Revista Taka’a, 1, e2023002. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/11894

Edição

Seção

Artigos