Histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa na FAINDI
Palavras-chave:
Ensino, Língua Portuguesa, Histórias em QuadrinhosResumo
Neste trabalho apresentamos o relato/análise de uma experiência de ensino de língua portuguesa desenvolvida com
acadêmicos/professores indígenas da Licenciatura (FAINDI - Faculdade Indígena Intercultural) da Universidade
do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O ensino de português foi desenvolvido a partir da leitura e da produção
de histórias em quadrinhos, visando a organização de um livro com textos escritos pelos acadêmicos. A experiência
foi realizada no Câmpus de Barra do Bugres - MT, na turma de Línguas, Artes e Literaturas, em julho de 2015. O
objetivo deste texto é discutir/refletir sobre estratégias de ensino de língua portuguesa a partir da leitura e produção
de histórias em quadrinhos. Com base no relato da experiência de ensino, promover uma discussão sobre como o
professor pode ensinar língua portuguesa, proporcionando aos estudantes indígenas espaço de produção de
leitura/interpretação e de textos culturalmente significativos. Com o desenvolvimento das atividades, foi possível
compreender que o trabalho com histórias em quadrinhos com estudantes indígenas pode ser uma estratégia
pedagógica que facilita a aprendizagem das línguas, favorecendo o uso da escrita dentro e fora da escola da aldeia.
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