Experiências de implementação de bibliotecas indígenas no Maranhão por meio de projetos de extensão do IFMA Campus Barra do Corda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13160

Palavras-chave:

biblioteca indígena, educação escolar indígena, extensão, povo guajajara, povo ramkokamekrá-canela

Resumo

Este artigo analisa duas experiências de projetos de extensão bibliotecária em comunidades indígenas no Maranhão, realizadas com o apoio do IFMA Campus Barra do Corda: a Biblioteca Escolar Guajajara e a Biblioteca Ramkokamekrá-Canela. Partindo de uma discussão teórica sobre o papel das bibliotecas enquanto aparelhos culturais e sua indigenização, o texto destaca a importância de integrar esses espaços às dinâmicas culturais, educacionais e informacionais das comunidades, contribuindo para a gestão da memória social, valorização das tradições e fortalecimento da autonomia indígena. Na Aldeia Três Irmãos, a Biblioteca Escolar Guajajara foi concebida como um projeto escolar, estruturada para atender às necessidades educacionais da comunidade. Já a Biblioteca Canela, na Aldeia Escalvado, surgiu como uma demanda comunitária e foi desenvolvida em diálogo com lideranças indígenas, resultando em uma gestão comunitária integrada ao contexto local. Esse processo também motivou a criação da Associação Cultural Indígena Canela e o planejamento de um museu indígena. As experiências evidenciam que projetos de bibliotecas em contextos indígenas demandam planejamento voltado à sustentabilidade e à continuidade, considerando os interesses comunitários. O compartilhamento dessas vivências enriquece a literatura científica e oferece subsídios práticos e teóricos para a reflexão e implementação de bibliotecas interculturais.

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Biografia do Autor

  • Luiz Felipe Sousa Curvo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso, doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bibliotecário-documentalista da Universidade Federal do Rio Grande. E-mail: luiz.curvo88@gmail.com

  • Maria Luíza Lucas dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Aluna do Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (2022). Aluna de graduação do curso de Letras Português e Inglês do SENAC (2023). Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat (2020). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília - UnB (2014). Participou do Programa de Iniciação Científica (Edital 2013 ProIC/DPP/UnB - PIBIC CNPq). Participou como bolsista REUNI do Projeto: Formação profissional transversal (Universidade de Brasília, 2011-2012). Interesse e experiência na área de Ciência da Informação e Educação.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Sousa Curvo, L. F., & Lucas dos Santos, M. L. (2024). Experiências de implementação de bibliotecas indígenas no Maranhão por meio de projetos de extensão do IFMA Campus Barra do Corda. Revista Taka’a, 2(1), e2024006. https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13160