Experiências de implementação de bibliotecas indígenas no Maranhão por meio de projetos de extensão do IFMA Campus Barra do Corda
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13160Palavras-chave:
biblioteca indígena, educação escolar indígena, extensão, povo guajajara, povo ramkokamekrá-canelaResumo
Este artigo analisa duas experiências de projetos de extensão bibliotecária em comunidades indígenas no Maranhão, realizadas com o apoio do IFMA Campus Barra do Corda: a Biblioteca Escolar Guajajara e a Biblioteca Ramkokamekrá-Canela. Partindo de uma discussão teórica sobre o papel das bibliotecas enquanto aparelhos culturais e sua indigenização, o texto destaca a importância de integrar esses espaços às dinâmicas culturais, educacionais e informacionais das comunidades, contribuindo para a gestão da memória social, valorização das tradições e fortalecimento da autonomia indígena. Na Aldeia Três Irmãos, a Biblioteca Escolar Guajajara foi concebida como um projeto escolar, estruturada para atender às necessidades educacionais da comunidade. Já a Biblioteca Canela, na Aldeia Escalvado, surgiu como uma demanda comunitária e foi desenvolvida em diálogo com lideranças indígenas, resultando em uma gestão comunitária integrada ao contexto local. Esse processo também motivou a criação da Associação Cultural Indígena Canela e o planejamento de um museu indígena. As experiências evidenciam que projetos de bibliotecas em contextos indígenas demandam planejamento voltado à sustentabilidade e à continuidade, considerando os interesses comunitários. O compartilhamento dessas vivências enriquece a literatura científica e oferece subsídios práticos e teóricos para a reflexão e implementação de bibliotecas interculturais.
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