Escolas indígenas do território Akwẽ-Xerente, em Tocantínia, Tocantins

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Território Indígena Xerente e Funil, Multilinguísmo/bilinguísmo, Interculturalidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo central realizar um diagnóstico das escolas e matrículas a partir dos dados da educação escolar indígena no território akwẽ-Xerente (Terras Indígenas Xerente e Funil), no município de Tocantínia, Estado do Tocantins, no ano de 2023. Para tanto, tem-se como questionamento: Qual o diagnóstico da educação escolar indígena no Território akwẽ-Xerente, em 2023, no que se refere à matrículas e número de escolas? A pesquisa de cunho teórico-descritivo-analítico e se baseia em pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, descritiva, seguindo uma abordagem quali-quantitativa. É possível perceber que algumas questões relacionadas às condições estruturais e didático-pedagógicas de oferta da educação escolar no Território Xerente e Funil, semelhante ao diagnóstico de 2015, elaborado pelos professores Ferreira e Morais Neto (2016) permanecem: infraestruturas das escolas carecem de manutenção tanto nos ‘prédios’; quanto nos materiais permanentes sucateados ou faltando, falta de formação continuada para os professores, falta de material didático e pedagógico, dentre outros; embora o número de escolas tenham aumentado de 2015, de 31 (trinta e uma) para 44 (quarenta e quatro) e o ‘Centro de Ensino Médio Xerente - CEMIX, em 2023, muitos problemas são os mesmos.

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Biografia do Autor

  • Luciane Silva de Souza, Universidade Federal do Tocantins

    [1] Doutora em Educação (UNIV INTERAMERICANA/UNIUBE). Docente efetiva da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Miracema do Tocantins, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Unidade Warã – Campus de Miracema. Avenida Lourdes Solino s/nº. Bloco Administrativo, Sala 42 – Setor Universitário - Miracema do Tocantins – TO, CEP: 77.650 - 000. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3620-916X

    Lattes: https://lattes.cnpq.br/5592790322528269. E-mail: souza.luciane@uft.edu.br

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

Escolas indígenas do território Akwẽ-Xerente, em Tocantínia, Tocantins. (2024). Revista Taka’a, 2(2), e2024001. https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/12841

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