About the Journal

Revista Taka’a

"No dicionário do Povo Indígena Mỹky, noroeste de MT, a palavra  TAKA’A  designa e define SABEDORIA. TAKA’A foi a palavra escolhida pelos Mỹky para identificarem o porquê e o para quê dessa revista acadêmica do Mestrado Indígena da UNEMAT, Barra do Bugres MT. Um espaço de temáticas indígenas e não-indígenas que abre horizontes para mais conhecimento e qualidade do saber. TAKA’A é uma proposta de estudo, de pesquisa e também, por coerência, a definição de um compromisso político. A ideia de criar a revista TAKA’A surgiu em 2020, abertura do ano centenário de Paulo Freire, com a pretensão de ser impulso para o “esperançar” da luta indígena por seus Territórios, seus Direitos, sua Cultura, seus Saberes ancestrais. Em cada aldeia e em cada comunidade indígena existem anciãos e anciãs, sábios e sábias que acumularam qualidade de saber. Não mero acúmulo de conhecimentos, mas experiência de vida. Tornam-se raiz de novas gerações abertas e atentas ao apelo de um conhecimento sempre mais coerente com a construção de um mundo novo! Que essa revista tão acertadamente denominada TAKA’A, abra caminhos e descortine horizontes de Saber e de SABEDORIA" (Povo Myky).

A Revista Taka’a é um periódico anual, da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat do campus universitário de Barra do Bugres-MT. Trata-se de um periódico interdisciplinar que contempla temáticas indígenas ligadas ao ensino nas áreas: educação, saúde, meio ambiente, línguas, artes, literaturas, ciências sociais, ciências matemáticas e da natureza.

Aceita contribuições redigidas em português, espanhol e inglês. A revista terá, ainda, uma seção específica dedicada a textos escritos em línguas indígenas, que poderão diversificar-se em diferentes gêneros textuais.

Todo o conteúdo publicado pela revista Taka’a é acessível gratuitamente e pode ser utilizado, desde que sejam respeitados os direitos autorais.

Announcements

Current Issue

Vol. 3 No. 1 (2025): Revista Taka'a - Jan/Dez
					View Vol. 3 No. 1 (2025): Revista Taka'a - Jan/Dez

Casa tradicional Kalapalo
Foto: Taliko Kalapalo, 2024

Published: 2025-02-21

Artigos

  • Cultural resistance and linguistic innovation in Sateré-Mawé: a record of the neologisms for punctuation marks

    José de Oliveira dos Santos Silva, DENIZE DE SOUZA CARNEIRO
    e2025001
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13459
  • THE CHALLENGES OF TEACHING PORTUGUESE GRAMMAR TO MẼBÊNGÔKRE/KAYAPÓ INDIGENOUS STUDENTS

    Edson de Freitas Gomes, Beptum Kayapó
    e2025002
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13234
  • The Casa Borges Museum and the cultural heritage of the Balatiponé-Umutina people - Barra do Bugres, MT

    João Mário de Arruda Adrião, Tainara Toriká Kiri de Castro, Helena Cunha de Uzeda
    e2025003
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13510
  • Cuerpo-territorio y comunidad: Análisis documental de las propuestas epistemológicas del feminismo comunitario en Abya Yala

    Ricardo Antonio Morales
    e2025004
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13505
  • VOCAL NASALIZATION IN THE EASTERN VARIETY OF THE PARAKANÃ LANGUAGE: RETENTION OR INNOVATION?

    Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Quélvia Souza Tavares, Maria Cristina Macedo Alencar
    e2025005
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13625
  • Between ancestral knowledge and women's voices: interethnic dialogues and resistance by AMISM in urban Manaus

    Clodoaldo da Silva, Aretusa Costa, Maria das Graças Oliveira, Janderson Gustavo Almeida
    e2025006
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v1i.13954
  • MYTHS, ANCESTRAL KNOWLEDGE, AND SCHOOLING: CULTURAL PARADOXES IN THE DAILY LIVES OF THE BÓE-BORORO PEOPLE OF CÓRREGO GRANDE VILLAGE

    Shirlene Rohr de Souza, Fernando Kudoro Bororo, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Tatiane Silva Santos
    e2025007
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14041
  • The power of tradition in the voices and hands of Kariri-Xocó women: ceramics as indigenous epistemology

    Nhenety Kariri-Xocó, Elizabete Costa Suzart, DENIZE CARNEIRO
    e2025008
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14174
  • The representation of the non-indigenous in Parahiteri myths

    Enira Roberth Maia de Castro Lima, Ricardo Martins Valle
    e2025009
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14207
  • Between the body and the sacred: feminine spirituality and nursing care in indigenous mental health

    Maria Eduarda da Silva, Clodoaldo Matias da Silva, Maria das Graças de Oliveira, Denison de Aguiar
    e2025010
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14319
  • Linguistic policies and language revitalization in border areas: theoretical perspectives and the case of the bésiro language

    Rebeca Ferreira Carvalho, Mônica Cidele da Cruz Cruz, Valéria Faria Cardoso
    e2025011
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14419
  • Learnings and Strategies of Resistance in the Coordination of Indigenous School Education at the Secretariat of Education in Tangará da Serra-MT

    Nilce Zonizokemairô
    e2025012
    DOI: https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14497
View All Issues