Os desafios para o ensino de gramática do português para alunos indígenas Mẽbêngôkre/Kayapó
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13234Palavras-chave:
Alunos indígenas, Ensino de gramática, Português brasileiroResumo
Partindo do pressuposto de que muitos dos alunos indígenas, que acessam o espaço universitário apresentam dificuldades para se comunicar na língua portuguesa, o projeto que resultou neste trabalho foi desenvolvido com o intuito de diminuir essas dificuldades. Pensando no público-alvo, a teoria escolhida deu prioridade para material bibliográfico de cunho gramatical para, assim, mostrar os fenômenos que ocorrem no português brasileiro e, ainda, compará-lo em alguns momentos com a língua materna do referido público. Trabalhar com a língua portuguesa, a partir dos aspectos gramaticais, nos possibilitou ensinar aos alunos indígenas uma abordagem da língua que é pouco explorada e, que muitos alunos não indígenas enfrentam dificuldades para tratar do assunto. A comparação de fenômenos entre as duas línguas também foi satisfatória, pois possibilitou que os alunos percebessem as diferenças e semelhanças nas estruturas fonética, morfológica e sintática das duas línguas. As atividades vão permitir que tenhamos alunos melhor formados nos cursos de Letras, Biologia e Engenharia Florestal do Instituto de Estudos do Xingu da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
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