Mitos, saberes ancestrais e escolarização: paradoxos culturais no cotidiano do povo Boe-Bororo - Aldeia Córrego Grande

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14041

Palavras-chave:

Bóe-Bororo, Saberes Ancestrais, Escolarização

Resumo

Este ensaio traz reflexões sobre os paradoxos culturais vividos pelos povos indígenas, tratando de forma mais específica das experiências do povo Boe-Bororo, da aldeia Córrego Grande, Terra Indígena Tereza Cristina, localizada em Santo Antônio de Leverger-MT. A partir do mito de origem e da contextualização atual sobre a educação das crianças Boe-Bororo, o artigo desenvolve uma reflexão sobre os efeitos das trocas culturais e linguísticas no cotidiano dos povos originários, em cujo contexto apresentado, as relações desiguais ameaçam a permanência das narrativas míticas e de saberes ancestrais. Nesse cenário, a escolarização de crianças indígenas (mesmo como suposto projeto afirmativo de inclusão) instaura novos conflitos culturais e reforça outros já antigos. Em suas considerações finais, o artigo ressalta que, apesar de todos os dispositivos de dominação contra as culturas indígenas, elas ainda conseguem resistir, como resistem os Boe-Bororo em Mato Grosso.

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Biografia do Autor

  • Shirlene Rohr de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Estudos Literários (UNEMAT). Docente do Curso de Letras do Campus da Unemat de Alto Araguaia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UNEMAT-Sinop) e do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGEdu/UFR). Coordenadora do Projeto de Pesquisa “As tradições orais e seus deslocamentos dentro da cultura e da literatura”. 

  • Fernando Kudoro Bororo, Universidade Federal de Rondonópolis

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/UFR). E-mail: f.kudoro@aluno.ufr.edu.br. Bóe-Bororo da Aldeia Bóe-Bororo Córrego Grande, da Terra Indígena Tereza Cristina, localizada em Santo Antônio de Leverger-MT. 

  • Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Universidade Federal de Rondonópolis

    [Doutora em Educação (PUC-SP). Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGEdu/UFR). Vice-líder do Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar (UFMT). E-mail: silvia.pilegi@ufr.edu.br

  • Tatiane Silva Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Educação (USP). Docente do Curso de Letras do Campus da Unemat de Alto Araguaia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UNEMAT-Sinop) e do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGEdu/UFR). Coordenadora do Projeto de Pesquisa “O registro das memórias como instrumento de ação: literatura e resistência”. E-mail: tatisantos@gmail.com

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

Souza, S. R. de ., Bororo, F. K. ., Rodrigues, S. de F. P. ., & Santos, T. S. . (2025). Mitos, saberes ancestrais e escolarização: paradoxos culturais no cotidiano do povo Boe-Bororo - Aldeia Córrego Grande. Revista Taka’a, 3(1), e2025007. https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14041