Days of the week: notas sobre a educação bilíngue e o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita na escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11769Palavras-chave:
Educação Bilíngue, Língua Inglesa, Interdisciplinaridade, LetramentosResumo
Esse artigo visa discutir reflexões sobre a aprendizagem a partir de uma experiência interdisciplinar em uma Escola que possui a organização do currículo a partir do ensino bilíngue. Isso porque a referida instituição trabalha os planejamentos com ênfase na interdisciplinaridade em língua inglesa. Por conseguinte, para este estudo de caso, optou-se pela observação de eventos de letramento decorrentes da realização de atividades em turmas de Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Pública bilíngue de Santa Catarina. A análise dos dados gerados ocorreu por meio do embasamento na perspectiva histórico-cultural com pressupostos da interdisciplinaridade e do conceito de eventos de letramento. Desse modo, conclui-se que a sequência didática em questão possibilitou desenvolver práticas pedagógicas que enriqueceram o aprendizado e o estímulo em língua inglesa e ampliaram a bagagem cultural dos estudantes.
Downloads
Referências
BARBOSA, I. V.; FISTAROL, C. F. S. Drop painting: um caso de interdisciplinaridade no ensino bilíngue. Revista de Letras JUÇARA, Caxias, v. 03, n. 02, p. 224 – 238, dez. 2019.
BARBOSA, I. V.; HEINZLE, M. R. S.. Internacionalização do currículo e os desafios da formação de professores de idiomas. In: ANPED SUL, 13., 2020, Blumenau. Anais [...]. Blumenau: Anped Sul, 2020. v. 11, p. 1-7.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1999.
BREWSTER, J. et al. The Primary English Teacher's Guide. Harlow: Penguin English, 110-128, 2002.
CARLE, E., RICE, R.; PEETOOM, A. The Very Hungry Caterpillar. Jefferson City, Mo: Scholastic, 1989.
FISTAROL, C. F. S.; FISCHER, A; WENDERLICH, R. C. C. A Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores de língua inglesa: desafios e possibilidades. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 341-355, maio/ago., 2019.
HAMILTON, M. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy as social practice. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC. R. (Orgs). Situated literacies: reading and writing in context. Londres: Routledge, p. 16-34, 2000.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.
LIGHTBOWN; N.; SPADA, P. How Languages are Learned. Oxford University Press, Oxford. 1993.
MEGALE, A. H. Bilingüismo e educação bilíngüe – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v. 3, n. 5, ago. 2005.
MEGALE, A. (Org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que é e do que se trata, afinal?. In: NICOLAIDES, C; SILVA, K. A; TILIO, R; ROCHA, C. H. (Org.). Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 19-42.
SCHÖNARDIE, Paulo Alfredo. O Processo Educativo na Perspectiva Histórico-Cultural. Contexto e Educação, ano 29, n. 93, mai./ ago. 2014.
SOARES, M; MACIEL, F. (orgs). Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000.
STREET, B. V.; CASTANHEIRA, M. L. Práticas e eventos de letramento. Glossário Ceale, s. p., 2023. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/praticas-e-eventos-de-letramento#:~:text=A%20express%C3%A3o%20eventos%20de%20letramento,e%20culturais%20a%20partir%20dos Acesso em: 20 mai. 2023.
THIESEN, J. Currículos da educação básica brasileira: convergências com o discurso educacional global em contextos de internacionalização. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 420-436, abr./jun., 2019.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Caique Fernando da Silva Fistarol, Isabela Vieira Barbosa , Marcia Regina Selpa Heinzle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.