Days of the week: notas sobre a educação bilíngue e o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11769

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Língua Inglesa, Interdisciplinaridade, Letramentos

Resumo

Esse artigo visa discutir reflexões sobre a aprendizagem a partir de uma experiência interdisciplinar em uma Escola que possui a organização do currículo a partir do ensino bilíngue. Isso porque a referida instituição trabalha os planejamentos com ênfase na interdisciplinaridade em língua inglesa. Por conseguinte, para este estudo de caso, optou-se pela observação de eventos de letramento decorrentes da realização de atividades em turmas de Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Pública bilíngue de Santa Catarina. A análise dos dados gerados ocorreu por meio do embasamento na perspectiva histórico-cultural com pressupostos da interdisciplinaridade e do conceito de eventos de letramento. Desse modo, conclui-se que a sequência didática em questão possibilitou desenvolver práticas pedagógicas que enriqueceram o aprendizado e o estímulo em língua inglesa e ampliaram a bagagem cultural dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caique Fernando da Silva Fistarol, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha Formação de professores, políticas e práticas educativas; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Linguagens, Arte e Educação. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER, em Mídias da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Letras - Português/ Inglês e respectivas Literaturas, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Foi supervisor do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens, Letras/Inglês e Pedagogia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na FURB. É efetivo na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau e atua como docente de Língua Inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Foi Coordenador de Língua Inglesa, da organização de ensino curricular da Educação Bilíngue e Articulador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Municipal de Educação de Blumenau. Ainda, foi bolsista Redator do Ministério da Educação (MEC) na produção do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, a partir do documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Atuou como Formador do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense pelo MEC, entre os anos de 2019 e 2022. Escreveu a proposta para Língua Alemã e Língua Inglesa, Educação Bilíngue e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os docentes da Rede Municipal de Blumenau, para o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau. Participou como Conselheiro e Secretário no Conselho Municipal de Educação de Blumenau (CME) e membro do Fórum Municipal de Educação de Blumenau (FME). Os principais interesses de estudo são em ensino e aprendizagem de línguas na Educação Básica e Superior, Internacionalização do Currículo e da Educação Básica, políticas linguísticas, formação de professores e projetos de letramentos.

Isabela Vieira Barbosa , Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES, da linha de pesquisa Formação de professores, políticas e práticas educativas. Foi bolsista CAPES no Doutorado Sanduíche realizado na Pädagogische Hochschule Weingarten, Alemanha (2022-2023). Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, na linha de pesquisa Linguagem em Educação. Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI.

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau

Formação Acadêmica: Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). Mestrado em Educação- FURB; (2002) - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ (2006); Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988). Formação Profissional: Na educação Básica atuou como professora e Administradora Escolar na Rede Municipal de Blumenau (1989 -2004). Na Educação Superior, como gestora: foi assessora pedagógica na Pró-reitoria de Ensino da FURB (2004 a 2013). Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (2015 a 2018). Foi vice diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (2018-2021). Atualmente é Professora e Pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação. Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES/UNICAMP. Rede Iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior. Coordenada o Observatório de Internacionalização de Educação Básica. Ênfase nos seguintes temas: Educação Superior; Docência Universitária; Políticas Curriculares; Internacionalização do Currículo. Educação Bilíngue

Referências

BARBOSA, I. V.; FISTAROL, C. F. S. Drop painting: um caso de interdisciplinaridade no ensino bilíngue. Revista de Letras JUÇARA, Caxias, v. 03, n. 02, p. 224 – 238, dez. 2019.

BARBOSA, I. V.; HEINZLE, M. R. S.. Internacionalização do currículo e os desafios da formação de professores de idiomas. In: ANPED SUL, 13., 2020, Blumenau. Anais [...]. Blumenau: Anped Sul, 2020. v. 11, p. 1-7.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1999.

BREWSTER, J. et al. The Primary English Teacher's Guide. Harlow: Penguin English, 110-128, 2002.

CARLE, E., RICE, R.; PEETOOM, A. The Very Hungry Caterpillar. Jefferson City, Mo: Scholastic, 1989.

FISTAROL, C. F. S.; FISCHER, A; WENDERLICH, R. C. C. A Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores de língua inglesa: desafios e possibilidades. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 341-355, maio/ago., 2019.

HAMILTON, M. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy as social practice. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC. R. (Orgs). Situated literacies: reading and writing in context. Londres: Routledge, p. 16-34, 2000.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.

LIGHTBOWN; N.; SPADA, P. How Languages are Learned. Oxford University Press, Oxford. 1993.

MEGALE, A. H. Bilingüismo e educação bilíngüe – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v. 3, n. 5, ago. 2005.

MEGALE, A. (Org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.

RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que é e do que se trata, afinal?. In: NICOLAIDES, C; SILVA, K. A; TILIO, R; ROCHA, C. H. (Org.). Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 19-42.

SCHÖNARDIE, Paulo Alfredo. O Processo Educativo na Perspectiva Histórico-Cultural. Contexto e Educação, ano 29, n. 93, mai./ ago. 2014.

SOARES, M; MACIEL, F. (orgs). Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000.

STREET, B. V.; CASTANHEIRA, M. L. Práticas e eventos de letramento. Glossário Ceale, s. p., 2023. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/praticas-e-eventos-de-letramento#:~:text=A%20express%C3%A3o%20eventos%20de%20letramento,e%20culturais%20a%20partir%20dos Acesso em: 20 mai. 2023.

THIESEN, J. Currículos da educação básica brasileira: convergências com o discurso educacional global em contextos de internacionalização. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 420-436, abr./jun., 2019.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2023-11-15

Como Citar

Fistarol, C. F. da S., Barbosa , I. V., & Heinzle, M. R. S. (2023). Days of the week: notas sobre a educação bilíngue e o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita na escola . Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11769

Edição

Seção

Artigos