Days of the week: notas sobre a educação bilíngue e o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11769

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Língua Inglesa, Interdisciplinaridade, Letramentos

Resumo

Esse artigo visa discutir reflexões sobre a aprendizagem a partir de uma experiência interdisciplinar em uma Escola que possui a organização do currículo a partir do ensino bilíngue. Isso porque a referida instituição trabalha os planejamentos com ênfase na interdisciplinaridade em língua inglesa. Por conseguinte, para este estudo de caso, optou-se pela observação de eventos de letramento decorrentes da realização de atividades em turmas de Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Pública bilíngue de Santa Catarina. A análise dos dados gerados ocorreu por meio do embasamento na perspectiva histórico-cultural com pressupostos da interdisciplinaridade e do conceito de eventos de letramento. Desse modo, conclui-se que a sequência didática em questão possibilitou desenvolver práticas pedagógicas que enriqueceram o aprendizado e o estímulo em língua inglesa e ampliaram a bagagem cultural dos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Caique Fernando da Silva Fistarol, Universidade Regional de Blumenau

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha Formação de professores, políticas e práticas educativas; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Linguagens, Arte e Educação. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER, em Mídias da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Letras - Português/ Inglês e respectivas Literaturas, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Foi supervisor do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens, Letras/Inglês e Pedagogia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na FURB. É efetivo na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau e atua como docente de Língua Inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Foi Coordenador de Língua Inglesa, da organização de ensino curricular da Educação Bilíngue e Articulador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Municipal de Educação de Blumenau. Ainda, foi bolsista Redator do Ministério da Educação (MEC) na produção do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, a partir do documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Atuou como Formador do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense pelo MEC, entre os anos de 2019 e 2022. Escreveu a proposta para Língua Alemã e Língua Inglesa, Educação Bilíngue e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os docentes da Rede Municipal de Blumenau, para o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau. Participou como Conselheiro e Secretário no Conselho Municipal de Educação de Blumenau (CME) e membro do Fórum Municipal de Educação de Blumenau (FME). Os principais interesses de estudo são em ensino e aprendizagem de línguas na Educação Básica e Superior, Internacionalização do Currículo e da Educação Básica, políticas linguísticas, formação de professores e projetos de letramentos.

  • Isabela Vieira Barbosa , Universidade Regional de Blumenau

    Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES, da linha de pesquisa Formação de professores, políticas e práticas educativas. Foi bolsista CAPES no Doutorado Sanduíche realizado na Pädagogische Hochschule Weingarten, Alemanha (2022-2023). Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, na linha de pesquisa Linguagem em Educação. Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI.

  • Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau

    Formação Acadêmica: Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). Mestrado em Educação- FURB; (2002) - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ (2006); Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988). Formação Profissional: Na educação Básica atuou como professora e Administradora Escolar na Rede Municipal de Blumenau (1989 -2004). Na Educação Superior, como gestora: foi assessora pedagógica na Pró-reitoria de Ensino da FURB (2004 a 2013). Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (2015 a 2018). Foi vice diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (2018-2021). Atualmente é Professora e Pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação. Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES/UNICAMP. Rede Iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior. Coordenada o Observatório de Internacionalização de Educação Básica. Ênfase nos seguintes temas: Educação Superior; Docência Universitária; Políticas Curriculares; Internacionalização do Currículo. Educação Bilíngue

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Publicado

2024-03-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Days of the week: notas sobre a educação bilíngue e o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita na escola . (2024). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11769

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