Days of the week: notas sobre a educação bilíngue e o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita na escola

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11769

Mots-clés :

Educação Bilíngue, Língua Inglesa, Interdisciplinaridade, Letramentos

Résumé

Esse artigo visa discutir reflexões sobre a aprendizagem a partir de uma experiência interdisciplinar em uma Escola que possui a organização do currículo a partir do ensino bilíngue. Isso porque a referida instituição trabalha os planejamentos com ênfase na interdisciplinaridade em língua inglesa. Por conseguinte, para este estudo de caso, optou-se pela observação de eventos de letramento decorrentes da realização de atividades em turmas de Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Pública bilíngue de Santa Catarina. A análise dos dados gerados ocorreu por meio do embasamento na perspectiva histórico-cultural com pressupostos da interdisciplinaridade e do conceito de eventos de letramento. Desse modo, conclui-se que a sequência didática em questão possibilitou desenvolver práticas pedagógicas que enriqueceram o aprendizado e o estímulo em língua inglesa e ampliaram a bagagem cultural dos estudantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Caique Fernando da Silva Fistarol, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha Formação de professores, políticas e práticas educativas; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Linguagens, Arte e Educação. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER, em Mídias da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Letras - Português/ Inglês e respectivas Literaturas, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Foi supervisor do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens, Letras/Inglês e Pedagogia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na FURB. É efetivo na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau e atua como docente de Língua Inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Foi Coordenador de Língua Inglesa, da organização de ensino curricular da Educação Bilíngue e Articulador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Municipal de Educação de Blumenau. Ainda, foi bolsista Redator do Ministério da Educação (MEC) na produção do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, a partir do documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Atuou como Formador do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense pelo MEC, entre os anos de 2019 e 2022. Escreveu a proposta para Língua Alemã e Língua Inglesa, Educação Bilíngue e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os docentes da Rede Municipal de Blumenau, para o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau. Participou como Conselheiro e Secretário no Conselho Municipal de Educação de Blumenau (CME) e membro do Fórum Municipal de Educação de Blumenau (FME). Os principais interesses de estudo são em ensino e aprendizagem de línguas na Educação Básica e Superior, Internacionalização do Currículo e da Educação Básica, políticas linguísticas, formação de professores e projetos de letramentos.

Isabela Vieira Barbosa , Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES, da linha de pesquisa Formação de professores, políticas e práticas educativas. Foi bolsista CAPES no Doutorado Sanduíche realizado na Pädagogische Hochschule Weingarten, Alemanha (2022-2023). Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, na linha de pesquisa Linguagem em Educação. Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI.

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau

Formação Acadêmica: Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). Mestrado em Educação- FURB; (2002) - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ (2006); Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988). Formação Profissional: Na educação Básica atuou como professora e Administradora Escolar na Rede Municipal de Blumenau (1989 -2004). Na Educação Superior, como gestora: foi assessora pedagógica na Pró-reitoria de Ensino da FURB (2004 a 2013). Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (2015 a 2018). Foi vice diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (2018-2021). Atualmente é Professora e Pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação. Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES/UNICAMP. Rede Iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior. Coordenada o Observatório de Internacionalização de Educação Básica. Ênfase nos seguintes temas: Educação Superior; Docência Universitária; Políticas Curriculares; Internacionalização do Currículo. Educação Bilíngue

Références

BARBOSA, I. V.; FISTAROL, C. F. S. Drop painting: um caso de interdisciplinaridade no ensino bilíngue. Revista de Letras JUÇARA, Caxias, v. 03, n. 02, p. 224 – 238, dez. 2019.

BARBOSA, I. V.; HEINZLE, M. R. S.. Internacionalização do currículo e os desafios da formação de professores de idiomas. In: ANPED SUL, 13., 2020, Blumenau. Anais [...]. Blumenau: Anped Sul, 2020. v. 11, p. 1-7.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1999.

BREWSTER, J. et al. The Primary English Teacher's Guide. Harlow: Penguin English, 110-128, 2002.

CARLE, E., RICE, R.; PEETOOM, A. The Very Hungry Caterpillar. Jefferson City, Mo: Scholastic, 1989.

FISTAROL, C. F. S.; FISCHER, A; WENDERLICH, R. C. C. A Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores de língua inglesa: desafios e possibilidades. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 341-355, maio/ago., 2019.

HAMILTON, M. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy as social practice. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC. R. (Orgs). Situated literacies: reading and writing in context. Londres: Routledge, p. 16-34, 2000.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.

LIGHTBOWN; N.; SPADA, P. How Languages are Learned. Oxford University Press, Oxford. 1993.

MEGALE, A. H. Bilingüismo e educação bilíngüe – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v. 3, n. 5, ago. 2005.

MEGALE, A. (Org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.

RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que é e do que se trata, afinal?. In: NICOLAIDES, C; SILVA, K. A; TILIO, R; ROCHA, C. H. (Org.). Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 19-42.

SCHÖNARDIE, Paulo Alfredo. O Processo Educativo na Perspectiva Histórico-Cultural. Contexto e Educação, ano 29, n. 93, mai./ ago. 2014.

SOARES, M; MACIEL, F. (orgs). Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000.

STREET, B. V.; CASTANHEIRA, M. L. Práticas e eventos de letramento. Glossário Ceale, s. p., 2023. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/praticas-e-eventos-de-letramento#:~:text=A%20express%C3%A3o%20eventos%20de%20letramento,e%20culturais%20a%20partir%20dos Acesso em: 20 mai. 2023.

THIESEN, J. Currículos da educação básica brasileira: convergências com o discurso educacional global em contextos de internacionalização. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 420-436, abr./jun., 2019.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publiée

2023-11-15

Comment citer

Fistarol, C. F. da S., Barbosa , I. V., & Heinzle, M. R. S. (2023). Days of the week: notas sobre a educação bilíngue e o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita na escola . Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11769

Numéro

Rubrique

Artigos