Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio

Autores

  • Ariane Wust de Freitas Francischini
  • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n1id2620

Palavras-chave:

Oral, Escrita, Linguagem, Comunicação, Gênero, Memórias

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede - PROFLETRAS, intitulada “Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio”.  Com a finalidade de registrar e revitalizar a identidade cultural da comunidade, propomos um trabalho com sequência didática – SD, aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari/MS, sendo o corpus de análise formado pelos textos produzidos e retextualizados pelos alunos a partir de relatos orais de idosos da comunidade. Ao considerarmos a língua como um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas, cuja nascente emerge na interação entre os sujeitos e tomando por base o contínuo da relação entre oralidade e escrita proposta por Marcuschi, procuramos explicitar como essas modalidades se complementam. E para a construção do conceito de gênero discursivo, tomamos por base as considerações sobre os estudos do pensador russo Bakhtin.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Francischini, A. W. de F., & Barros, A. L. de E. C. de. (2017). Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 1(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n1id2620

Edição

Seção

Artigos