Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n1id2620Palavras-chave:
Oral, Escrita, Linguagem, Comunicação, Gênero, MemóriasResumo
Este estudo é parte de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede - PROFLETRAS, intitulada “Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio”. Com a finalidade de registrar e revitalizar a identidade cultural da comunidade, propomos um trabalho com sequência didática – SD, aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari/MS, sendo o corpus de análise formado pelos textos produzidos e retextualizados pelos alunos a partir de relatos orais de idosos da comunidade. Ao considerarmos a língua como um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas, cuja nascente emerge na interação entre os sujeitos e tomando por base o contínuo da relação entre oralidade e escrita proposta por Marcuschi, procuramos explicitar como essas modalidades se complementam. E para a construção do conceito de gênero discursivo, tomamos por base as considerações sobre os estudos do pensador russo Bakhtin.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad. Maria E. Galvão e revisão por Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
______. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011
BANDEIRA, Maria de Lourdes; DANTAS, Triana de Veneza Sodré. Relatório Antropológico. Furnas de Boa Sorte, MS. Projeto de Mapeamento e Sistematização das Áreas Remanescentes de Quilombo (Ministério da Cultura/Fundação Cultural Palmares). Campo Grande: Idaterra, 1997.
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Diário Oficial da União de 10 de Janeiro de 2003; Brasília, DF.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Outubro, 2004
BRASIL. Decreto Presidencial 4.887/2003 de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades de quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Em: Diário Oficial da União, EDIÇÃO NÚMERO 227 DE 21/11/2003.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução Guy Reynaud. Revisão Técnica de Luiz Roberto Salinas Fortes. - Rio de janeiro: Paz e Terra, 1982. ( Coleção Rumos da Cultura Moderna, Volume 52);
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernand. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. 278 p. (Tradução e organização: Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro).
DOLZ, B.; NAVERRAZ, M. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de R. Rojo e G. L. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
DOLZ, B.; SCHNEUWLY, D. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de R. Rojo e G. L. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa. 8. ed. São Paulo : Paz e Terra, 1996.
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Clipping mês da Consciência Negra. Disponível em http://www.palmares.gov.br/
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-eaprender com sentido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. (Educação Cidadã, 2).
MARCUSCHI, L.A. Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização. São Paulo: Cortez, 2010.
______. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MATENCIO, M. L. M. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Scripta, Belo Horizonte: PUC, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2002
TRAVAGLIA, L. C. Concepções de linguagem. In: ______. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Ariane Wust de Freitas Francischini, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.