Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio

Autores

  • Izaildes Cândida Oliveira Guedes
  • Joelma Aparecida Bressanin
  • Neures de Paula Soares

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n1id4126

Resumo

Neste texto realizamos um estudo sobre o modo como está posto o ensino da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio.  Traçamos um percurso de leitura e análise sobre o ensino de Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, iniciando pelo modo como esta língua foi institucionalizada no Brasil desde o contato dos portugueses com os povos indígenas até a criação de políticas públicas como é o caso da BNCC. Este trabalho ancora-se no campo disciplinar da História das Ideias Linguísticas articulado à Análise de Discurso de escola francesa.  As leituras levaram-nos a compreensão de que o ensino de língua é colocado de modo subsumindo no excesso de habilidades propostas para cada campo de atuação social da Base, além de demonstrar como as políticas linguísticas se consolidam enquanto condições materiais, regulando as instâncias de poder, bem como o modo de constituição dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão revista. Brasília, MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ acesso em: 25 de junho de 2018.

DI RENZO, Ana Maria. Liceu Cuiabano: Língua Nacional, Religião e Estado. In: Institucionalização dos estudos da linguagem: a disciplinarização das ideias linguísticas/ Eni P. Orlandi, Eduardo Guimarães (Orgs.) Campinas, SP: Pontes, 2002

_______. Estado, a Língua Nacional e a Construção das Políticas Linguísticas. Campinas, SP. Pontes Editores, 2012.

DIAS, Luiz Francisco. O nome da língua do Brasil: uma questão polêmica. In: História das idéias lingüísticas: construção do saber metalinguístico e constituição da língua nacional. Campinas, SP: Pontes; Cáceres, MT: Unemat Editora, 2001.

Mariane Bethania. Políticas de Colonização Linguística. In: Espaços de circulação da linguagem. Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. ed. 27, dez. 2003.

ORLANDI, Eni P. Apresentação. In: ORLANDI, Eni P. (org). História das ideias linguísticas. Cáceres: Unemat Editora, 2001.

______. Língua e conhecimento linguístico. Para uma história das Ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

_______. Ciência da Linguagem e Políticas: anotações ao pé da letra. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

______. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

SILVA, Mariza Vieira. O Português do Brasil: a constituição de uma língua nacional. Palestra proferida na III semana Universitária da Universidade Católica de Brasília. Brasília-DF, (02 de outubro de 2001)

______. Uma base Nacional Curricular Comum para a leitura nas escolas brasileiras: a política e o político. In: FLORES, Giovanna G. Benedito/ GALLO, Solange Maria Leda, LAGAZZI, Suzy/ NECKEL, Nádia Régia Mafli/ PFEIFFER, Claudia Castelanos/ ZOOPI-FONTANA, Mónica (Orgs.) Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. Volume 3.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. – 3 ed – Campinas, SP: Pontes, 2002.

http://movimentopelabase.org.br/a-construcao-da-bncc/Disponível acesso em: 25 de junho de 2018.

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Guedes, I. C. O., Bressanin, J. A., & Soares, N. de P. (2019). Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 3(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n1id4126

Edição

Seção

Artigos