Da atividade epilinguística à metalinguística: uma perspectiva operatória no ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6569

Palavras-chave:

Linguagem, Enunciação, Criatividade, Tempo, Atividade Epilinguística

Resumo

A pesquisa versa sobre a criatividade no processo de ensino e aprendizagem de produção textual sob o escopo da Teoria das Operações Enunciativas. O modelo enunciativo em questão postula que a linguagem é concebida como uma atividade constitutiva. Para sustentar a relevância de tal hipótese de trabalho, é apresentada a análise de uma ocorrência linguística, recortada de um corpus de tese de doutorado, que desafia as classificações em relação à instanciação da temporalidade. Diante disso, sustenta-se que a atividade discursiva em si mesma é criativa e, muitas vezes, pouco visível em modelos cuja concepção de linguagem é estática. Dessarte, concluiu-se que o conceito de criatividade não remete apenas ao ápice de um processo de linguagem, mas também aos rastros da atividade epilinguística subjacentes ao produto textual dos sujeitos enunciadores.

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Biografia do Autor

  • Marilia Blundi Onofre, Universidade Federal de São Carlos

    Possui Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2003) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Licenciatura em Letras, Bacharelado em Linguística e Pós-graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Enunciação Linguística e Ensino de língua.

  • Stéfano Grizzo Onofre, Instituto Federal de Mato Grosso

    Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística pela Universidade Federal de São Carlos, com período sanduíche, fomentado pela CAPES, na Université Paris-Est Marne-laVallée - Paris/França no período de setembro de 2014 a setembro de 2015. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciatura em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos. Tem pesquisado os mecanismos de deslocamentos enunciativos temporais em produções textuais de vestibular.

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

Da atividade epilinguística à metalinguística: uma perspectiva operatória no ensino de língua portuguesa. (2022). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 5(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6569

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