Da atividade epilinguística à metalinguística: uma perspectiva operatória no ensino de língua portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6569Mots-clés :
Linguagem, Enunciação, Criatividade, Tempo, Atividade EpilinguísticaRésumé
A pesquisa versa sobre a criatividade no processo de ensino e aprendizagem de produção textual sob o escopo da Teoria das Operações Enunciativas. O modelo enunciativo em questão postula que a linguagem é concebida como uma atividade constitutiva. Para sustentar a relevância de tal hipótese de trabalho, é apresentada a análise de uma ocorrência linguística, recortada de um corpus de tese de doutorado, que desafia as classificações em relação à instanciação da temporalidade. Diante disso, sustenta-se que a atividade discursiva em si mesma é criativa e, muitas vezes, pouco visível em modelos cuja concepção de linguagem é estática. Dessarte, concluiu-se que o conceito de criatividade não remete apenas ao ápice de um processo de linguagem, mas também aos rastros da atividade epilinguística subjacentes ao produto textual dos sujeitos enunciadores.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’enónciation: operations et representations. Paris: Ophrys, v.1, 1990.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’enónciation: formalisation et opérations de repérage. Paris: Ophrys, v.2, 1999a.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’enónciation: domaine notionnel. Paris: Ophrys, v.3, 1999b.
CULIOLI, A. 2002. Variations sur la linguistique. Paris: Klincksieck.
FRANCHI, C. Linguagem – atividade constitutiva. Revista do Gel, n. especial, pp. 37-74, 2002.
ONOFRE, G. A atividade de linguagem nos deslocamentos enunciativos temporais. Tese de doutorado. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos. Acessível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9219
REZENDE, L. M. Atividade epilinguística e o ensino de língua portuguesa. Revista do GEL, S. J. do Rio Preto, v. 5, n. 1, pp. 95-108, 2008.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos 2022

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.