O tempo e aspecto em textos autobiográficos: uma perspectiva de ensino de língua materna no viés enunciativo
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6589Palavras-chave:
TOPE, Autobiografia, Tempo, AspectoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar ocorrências linguísticas presentes em textos autobiográficos que se caracterizam por apresentar a relação enunciativa entre as categorias de tempo e aspecto, trazendo uma reflexão para o ensino do gênero em causa. Trata-se de um novo olhar para se ensinar essas categorias em sala de aula, as quais são fundamentais na tessitura da autobiografia. Este trabalho situa-se na articulação entre a linguística e o ensino de língua materna e fundamenta-se nas reflexões enunciativas, em especial, no quadro da Teoria das Operações Enunciativas e Predicativas (TOPE) proposta pelo pesquisador francês Antoine Culioli que entende a atividade de linguagem um incessante “colocar em relação”, produção e reconhecimento de formas enquanto traços de operações (de representação, de referenciação e de regulação).
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Referências
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