O tempo e aspecto em textos autobiográficos: uma perspectiva de ensino de língua materna no viés enunciativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6589

Palabras clave:

TOPE, Autobiografia, Tempo, Aspecto

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar ocorrências linguísticas presentes em textos autobiográficos que se caracterizam por apresentar a relação enunciativa entre as categorias de tempo e aspecto, trazendo uma reflexão para o ensino do gênero em causa. Trata-se de um novo olhar para se ensinar essas categorias em sala de aula, as quais são fundamentais na tessitura da autobiografia. Este trabalho situa-se na articulação entre a linguística e o ensino de língua materna e fundamenta-se nas reflexões enunciativas, em especial, no quadro da Teoria das Operações Enunciativas e Predicativas (TOPE) proposta pelo pesquisador francês Antoine Culioli que entende a atividade de linguagem um incessante “colocar em relação”, produção e reconhecimento de formas enquanto traços de operações (de representação, de referenciação e de regulação).

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Biografía del autor/a

  • Lidiany Pereira dos Santos, Universidade Federal do Piauí

    Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2020) com a linha de pesquisa Ensino de Língua Materna na perspectiva da enunciativa do teórico francês Antoine Culioli, Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2013), Especialização em Linguística e Ensino pela Universidade Estadual do Piauí (2009), Graduação em LETRAS-PORTUGUÊS pela Universidade Federal do Piauí (2007), Graduação em Tecnologia em Secretariado Executivo (2004) no antigo CEFET /PI (Atual IFPI /PI). Atualmente é Professora Adjunta, Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Teresina, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). Foi Professora Substituta 20h na Universidade Estadual do Piauí entre 2011 e 2012; trabalhou nessa mesma IES como Professora Formadora II no PARFOR/UESPI com os Cursos de Pedagogia, Letras Português e Letras Espanhol; trabalhou também como Supervisora de Estágio Supervisionado I e II em 2014 e como Coordenadora do Estágio Supervisionado III em 2015 no Curso de Letras Português na modalidade Educação a Distância e ministrou a disciplina Fonética e Fonologia. Foi Professora Substituta 40h na UFPI entre 2014 e 2016 e atuou também como Professora Formadora II no PARFOR/UFPI em janeiro de 2016. Foi Professora de Língua Portuguesa Classe C 20h na Prefeitura Municipal de Teresina. Foi também Coordenadora do Curso de Letras Português no Campus de Picos.

  • Marlene Aparecida Viscardi Mantovani, Universidade Federal de São Carlos

    Possui graduação em PEDAGOGIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (1985), graduação em LETRAS pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (1999), Mestrado em LÍNGUA PORTUGUESA E LINGÜÍSTICA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (2002) e Doutorado em LINGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (2007). Pós-doutorado pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.

Referencias

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FRANCKEL, J. J. Referência, referenciação e valores referenciais. In: ROMERO, M. (org.). Linguagem e enunciação: representação, referenciação e regulação. Contexto, 2011. p. 31-55.

LIMA, V. S. A prática de reformulação de enunciados como fundamento para o trabalho com a significação nas aulas de língua portuguesa. 2013. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2013.

REZENDE, L. Atividade epilinguística e o ensino de língua portuguesa. Revista do GEL, São José do Rio Preto, v.5, p. 95-108, 2008.

Publicado

2022-10-04

Cómo citar

O tempo e aspecto em textos autobiográficos: uma perspectiva de ensino de língua materna no viés enunciativo. (2022). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 5(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6589

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