Língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (2017): uma análise sob a ótica da Sociolinguística Educacional
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id4618Abstract
O artigo objetiva analisar o componente curricular Língua Portuguesa da BNCC (2017) e aproximações ou afastamentos das práticas de linguagem com a Sociolinguística Educacional. Foram usados como critérios os seis princípios postulados por Bortoni-Ricardo (2005). A metodologia usada foi a análise de conteúdo documental, permitindo a interpretação do pesquisador. Como resultados, observamos que o currículo utiliza termos concernentes à variação linguística, mas o faz de maneira pouco suficiente para o ensino de língua transformador, trata da variação em setores que não refletem criticamente o combate do preconceito linguístico e as avaliações negativas que a variação.Downloads
References
BAGNO, M. Dicionário crítico de sociolinguística. São Paulo: Parábola, 2017.
BORTONI-RICARDO S. M. & DETTONI, R. V. Diversidades Linguísticas e Desigualdades Sociais: Aplicando a Pedagogia Culturalmente Sensível. In: PAGLIARINI, M. I.; ASSIS-PETERSON, A. A. Cenas de Sala de Aula. (p. 81-103). Campinas: Mercado de Letras, 2001.
BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? – sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 20/01/2019.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
GANDIN, L. A., DINIZ-PEREIRA, J. E. & HYPOLITO, A. M. Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente (entrevista com a professora Gloria Ladson-Billings). Revista Educação & Sociedade. Campinas, nº 79, p 275 – 293, 2002.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 2000.
LADSON-BILLINGS, G. But that’s just good teaching! The case for Culturally Relevant Pedagogy. In: Theory into practice. The Ohio State University. Vol 34, no 3, p. 159 – 166, 1995.
LAPERUTA-MARTINS, M. A sociolinguística e o ensino de língua portuguesa – uma proposta para um ensino aprendizagem livre de preconceitos. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2014.
LOPES, A. C., & Macedo, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
SEVERINO, J. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 TRAÇOS DE LINGUAGEM - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.