Língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (2017): uma análise sob a ótica da Sociolinguística Educacional

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DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id4618

Resumen

O artigo objetiva analisar o componente curricular Língua Portuguesa da BNCC (2017) e aproximações ou afastamentos das práticas de linguagem com a Sociolinguística Educacional. Foram usados como critérios os seis princípios postulados por Bortoni-Ricardo (2005). A metodologia usada foi a análise de conteúdo documental, permitindo a interpretação do pesquisador. Como resultados, observamos que o currículo utiliza termos concernentes à variação linguística, mas o faz de maneira pouco suficiente para o ensino de língua transformador, trata da variação em setores que não refletem criticamente o combate do preconceito linguístico e as avaliações negativas que a variação.

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Biografía del autor/a

  • Polyana Zwirtes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Sou Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Letras com habilitações e Português e Inglês pela mesma universidade (2014). Conclui especializações (lato sensu) nas áreas de Educação de Jovens e Adultos e Docência do Ensino Superior. Membro do grupo de pesquisa Análise linguística, Ensino e Formação - ALEF - (CAPES/CNPq). Docente das disciplinas de Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Língua Portuguesa pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná SEED/PR.
  • Maridelma Laperuta Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Sou doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, tendo realizado pesquisa que aborda a relação do preconceito linguístico com o ensino; mestre em Letras na área de Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade (2002). Graduei-me em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e sou professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Lider e membro do grupo de pesquisa Análise linguística, Ensino e Formação - ALEF - (CAPES/CNPq). Atuo na área de Letras, com ênfase em Sintaxe da Língua Portuguesa e trabalho também com Sociolinguística e ensino de Língua Portuguesa, no curso de Graduação em Letras da UNIOESTE e no Programa de Pós-Graduação em Ensino da mesma instituição.

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Publicado

2021-05-14

Cómo citar

Língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (2017): uma análise sob a ótica da Sociolinguística Educacional. (2021). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 4(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id4618