Sociolinguística e sua interface com o ensino: os marcadores conversacionais [é] e [tá] na oralidade de adolescentes de escolas públicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id4649

Abstract

Pesquisadores da área de linguagem tem voltado seus estudos para entender fenômenos que ocorre na fala reconhecendo seus valores sociais e sua relação com o ensino. A presente pesquisa vincula se na área dos estudos da sociolinguística variacionista com a intenção de refletir sobre o uso dos marcadores conversacionais [é] e [tá] na oralidade de adolescentes de Dourados-MS, no sentido de verificar o seu efeito de sentido no discurso desses jovens. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos como aporte teórico de investigação do uso dos marcadores estudos realizados por: Bagno (2003/2012), Bortoni-Ricardo (2004), Bueno e Silva (2012), Urbano (2010), Preti (2010), Marcuschi (2011), Tarallo (2007), e outros. Em relação ao uso dos marcadores [é] e [tá] foram analisados cento e quarenta e dois fenômenos linguísticos oriundos da fala espontânea. Sobre os resultados obtidos na pesquisa, é possível inferir que os falantes, alunos de diferentes faixas etárias se valem dos marcadores como recursos discursivos para dar coerência ao texto falado, com vistas a facilitar a comunicação.

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Author Biographies

  • Elza Sabino da Silva Bueno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista–FCL-UNESP/Assis-SP. Docente da graduação e da pós-graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Dourados-MS. É Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Letras – Profletras e coordena o projeto de pesquisa “Apoio à qualificação docente: Profletras em MS”, Colaboradora no projeto de pesquisa “Memorias de professores : diálogos sobre o letramento e o ensino de língua portuguesa-Etapa II. E-mail: elza@uems.br

  • Lucas de Souza Machado, UEMS
    Mestrando em Letras com ênfase em Sociolinguística Variacionista pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande), 2019-2021. Graduado em Letras com habilitação em língua portuguesa, língua espanhola e suas respectivas Literaturas também pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Dourados- Pólo), 2018. Atuou como professor convidado de Redação Oficial do Curso preparatório para concursos públicos- RCA (Rezando e Cantando se Aprende - em parceria com a Escola Franciscana Imaculada Conceição, Dourados -MS), 2018. Tem experiência na área de Letras voltado ao estudo da Sociolinguística Variacionista e Ensino de Língua Portuguesa e atualmente é professor substituto de língua portuguesa na SED (Secretaria de Estado de Educação) do Mato Grosso do Sul.
  • Neide Araújo Castilho Teno
    Doutora em Educação/Letras. Docente Sênior do Programa de Mestrado Profissional em Letras–PROFLETRAS, e do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Dourados. /Campo Grande. Colaboradora do projeto de pesquisa “Apoio à Qualificação Docente: PROFLETRAS em Mato Grosso do Sul” financiado com recurso da FUNDECT. Coordenadora do projeto de pesquisa “Memorias de professores: diálogos sobre o letramento e o ensino de língua portuguesa-Etapa II.

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Published

2021-05-14

How to Cite

Sociolinguística e sua interface com o ensino: os marcadores conversacionais [é] e [tá] na oralidade de adolescentes de escolas públicas. (2021). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 4(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id4649

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