Sociolinguística e sua interface com o ensino: os marcadores conversacionais [é] e [tá] na oralidade de adolescentes de escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id4649Resumo
Pesquisadores da área de linguagem tem voltado seus estudos para entender fenômenos que ocorre na fala reconhecendo seus valores sociais e sua relação com o ensino. A presente pesquisa vincula se na área dos estudos da sociolinguística variacionista com a intenção de refletir sobre o uso dos marcadores conversacionais [é] e [tá] na oralidade de adolescentes de Dourados-MS, no sentido de verificar o seu efeito de sentido no discurso desses jovens. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos como aporte teórico de investigação do uso dos marcadores estudos realizados por: Bagno (2003/2012), Bortoni-Ricardo (2004), Bueno e Silva (2012), Urbano (2010), Preti (2010), Marcuschi (2011), Tarallo (2007), e outros. Em relação ao uso dos marcadores [é] e [tá] foram analisados cento e quarenta e dois fenômenos linguísticos oriundos da fala espontânea. Sobre os resultados obtidos na pesquisa, é possível inferir que os falantes, alunos de diferentes faixas etárias se valem dos marcadores como recursos discursivos para dar coerência ao texto falado, com vistas a facilitar a comunicação.Downloads
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