Línguas em disputa: a escrita do sujeito surdo em língua portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11964

Palabras clave:

Análise de Discurso, Libras, Língua portuguesa escrita, Disputa de sentidos

Resumen

Tendo como filiação teórica a Análise de Discurso Materialista na interface com a História das Ideias Linguísticas, buscamos, neste trabalho, compreender os sentidos do ensino da Libras (Língua Brasileira de Sinais) na lei brasileira e o funcionamento discursivo da relação da Libras com a língua portuguesa escrita por sujeitos surdos. Para a análise, estabelecemos um corpus constituído de: 1) leis brasileiras que asseguram o uso da Libras e da língua portuguesa escrita pelo surdo; 2) um texto de sujeito surdo escrito em português. Os textos legais mostram a imposição da língua portuguesa escrita aos surdos e o texto do surdo, a resistência da Libras na escrita.

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Biografía del autor/a

  • Maria Norma Lopes Souza Silva, Universidade Federal de Rondônia

    Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2023), Mestrado Acadêmico em Letras pela Universidade Federal de Rondônia ? UNIR (2019), Pós Graduada em Tradução e Interpretação em LIBRAS pela Faculdade Santo André RO (2012), Pós-Graduação em LIBRAS pela Universidade Interamericana UNIRON (2009), Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná-PR (2008). Professora Assistente da Universidade Federal de Rondônia UNIR e integrante no Grupo de Pesquisa intitulado: Escrituras: sentidos em (dis)cursos, da Universidade do Estado de Mato Grosso (2019). Realiza pesquisas na área de Língua Brasileira de Sinais, Literatura surda com ênfase em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas.

  • Ilka de Oliveira Mota, Universidade Federal de São Carlos

    Pós-doutora em Linguística Aplicada (2019), doutora em Linguística Aplicada (2010) e mestre em Linguística (2004), todos os títulos obtidos pela Universidade Estadual de Campinas (DLA/DLA/DL respectivamente). Graduada em Letras (1998), Português e Inglês, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas. De 2011 a janeiro de 2016, foi professora adjunta da Universidade Federal Rondônia, campus de Ariquemes. Possui experiência na área de Letras, com ênfase nas disciplinas de Linguística, Línguas Portuguesa e Inglesa e Análise de Discurso de linha francesa e brasileira. Entre os anos de 2014 a 2016, foi professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia, atuando como orientadora e coorientadora de trabalhos vinculados a este Programa. Tem atuado nos seguintes temas: Análise de Discurso focando sua atenção no funcionamento discursivo de livros didáticos, de escolas públicas, ensino-aprendizagem das línguas portuguesa e inglesa, compreensão e análise do funcionamento de materiais didático-pedagógicos, traços identitários do povo rondoniense e mato-grossense e da mulher na contemporaneidade. No âmbito da extensão, tem ministrado aula de inglês nos níveis básico e intermediário e de francês, no nível básico. Nos últimos tempos, a docente tem inclinado o olhar para o funcionamento do campo da comicidade, apoiando-se nos estudos freudianos sobre o humor; imaginário sobre ciência e cientista em desenhos animados e filmes; discurso memético; sujeito, cidade e hospitalidade e o luto na contemporaneidade.

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Publicado

2023-11-29

Cómo citar

Línguas em disputa: a escrita do sujeito surdo em língua portuguesa : . (2023). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 7(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11964

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